Fernão de Magalhães também é… Geografia

Estrutura de Missão Dec 1 2020

Magallanes y La Antarctica Chilena é a maior e mais meridional região do Chile e, com …

Magallanes y La Antarctica Chilena é a maior e mais meridional região do Chile e, com o seu nome, prova que a circum-navegação de Fernão de Magalhães foi mais do que uma mera volta ao mundo. Esta viagem abriu portas à globalização, alargou culturas e permitiu que várias cores, cheiros e sabores viajassem pelo mundo.

Aporvela comemora no Mar o 500º Aniversário da Circum-Navegação de Fernão  de Magalhães

500 anos depois, esse ato de resiliência, sabedoria e coragem, continua a ser celebrado mundialmente, o que reflete a importância dos feitos históricos do grande navegador português.

Punta Arenas e Tierra del Fuego

Mas Fernão de Magalhães é mais do que história escrita, é Geografia. Magallanes y La Antarctica Chilena, a maior e mais meridional região do Chile, foi batizada em sua homenagem. Primeiramente, foi estabelecido como um território colonial em 1853, uma província em 1929 e, finalmente, considerada uma região em 1974. É constituída pelas províncias de Ultima Esparanza, Magallanes, Tierra del Fuego e Antarctica.

Glaciares de la isla Santa Inés: región de hielos y ballenas - Glaciares  Chilenos

Devido à sua localização, as condições climáticas resultam num clima frio e húmido, que aliadas a uma geografia de fiordes e canais geram condições de isolamento em relação ao restante território nacional. A Patagónia Argentina é a única forma terrestre de sair da região. Por via marítima, o Estreito de Magalhães oferece contacto direto com outros continentes, facilitando a atividade económica e o fluxo de turistas.

Para além de estar rodeada de uma paisagem de cortar a respiração, a sua identidade magalhânica é um contributo para a consideração da região como um espaço único no mundo.