7ºs Jogos Mundiais do Desporto para Todos, TAFISA, Lisboa 2021 com inspiração em Fernão de Magalhães

Estrutura de Missão Jun 21 2021

Decorrem até dia 24 de junho os 7ºs Jogos Mundiais do Desporto para Todos, TAFISA, Lisboa …

Decorrem até dia 24 de junho os 7ºs Jogos Mundiais do Desporto para Todos, TAFISA, Lisboa 2021, numa edição realizada exclusivamente de forma virtual, que todos podem assistir através do link: www.tafisalisbon.com/pt e que resulta de uma parceria entre a Comissão Organizadora da iniciativa e a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Primeira viagem Circum-Navegação, liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

Todos os dias, té 24 de junho, serão transmitidas 6 horas de emissão, a partir das 12:00 horas do meio-dia (UTC+1). Estas 6 horas de emissão serão reproduzidas mais três vezes durante o dia, de forma a contemplar cada fuso horário de cada país representante – permitindo assim um acesso de 24h. 

Os vídeos de cada dia estarão disponíveis para serem visualizados a qualquer hora nos dias seguintes, através da mesma ligação e o programa do evento também se encontra disponível em https://tafisalisboa.com/pt/programa ,  e será atualizado regularmente.

Estes jogos são um evento que reúne cor, dança, jogos, cultura e promove paz, relações de amizade e divertimento, oferecendo uma experiência única de descoberta, porque as diferentes delegações, oriundas de cada canto do mundo, demonstram os seus jogos e desportos tradicionais e modernos.

A expedição liderada por Magalhães representa igualmente a valorização do espirito e da força do coletivo perante desafios extraordinários.

A aproximação entre povos, o estabelecimento de relações interculturais e a partilha de mundividências que a realização destes jogos permite é, à semelhança da herança da expedição de Magalhães e Elcano, uma forma de conhecer o nosso mundo nas suas diferentes dimensões – cultural, geográfica, antropológica e natural. Revisitar este momento importante na História da Humanidade através da promoção de desporto, como forma de cooperação entre nações, é, assim, também, uma oportunidade de reflexão sobre a visão de sociedade mais tolerante que certamente partilhamos e definição de um mundo mais justo e sustentável, ao nível cultural, económico, social e ambiental, promovendo o mar e os ecossistemas marinhos, como primeiro elemento de ligação entre todos os povos, tal como o fez Magalhães há 500 anos atrás.