Semana Magalhães em escola de Câmara de Lobos (Madeira)

Estrutura de Missão May 2 2022

Até sexta-feira (6 de maio), os cursos EFA da Escola Básica da Torre, localizada em Câmara …

Até sexta-feira (6 de maio), os cursos EFA da Escola Básica da Torre, localizada em Câmara de Lobos, Madeira, organizam a semana “Magalhães / Escola Azul” com múltiplas atividades, desde palestras, conferências, eventos gastronómicos, visitas de estudo e várias ações de sensibilização. Um conjunto de iniciativas que têm como objetivo valorizar o legado de Fernão Magalhães e promover a literacia dos oceanos.

Sublinhe-se que, desde o ano letivo 2019/2020, que a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, através dos Cursos EFA, integra a Rede de Escolas Magalhânicas (REM).

O projeto “Semana Magalhães / Escola Azul” promove a participação de alunos e de docentes, permitindo a partilha de conhecimentos, de experiências e de materiais didáticos, de modo a reforçar o interesse pelas personagens e pelos episódios da história da expansão marítima. É também objetivo da REM promover a inovação pedagógica, que induza a novas formas de aprendizagem, e ao sucesso educativo, numa perspetiva humanista e inclusiva, enraizada nos princípios da Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Além dos objetivos implícitos à REM, a escola de Câmara de Lobos pretende, também, promover a literacia dos oceanos. Foi nesse sentido que, em 2020/21, aderiu ao “A Escola Azul”. Um programa educativo do Ministério do Mar, desenvolvido na Direção-Geral de Política do Mar e na Região Autónoma da Madeira, tutelado pela Secretaria Regional do Mar e Pescas e pela Direção Regional do Mar. O mesmo tem como missão promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do Oceano.

O projeto “Semana Magalhães / Escola Azul” tem o seguinte programa: