ANICP lança concurso DESIGN COM LATA

Estrutura de Missão Mar 4 2021

A ANICP – Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe – acaba de lançar a …

A ANICP – Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe – acaba de lançar a iniciativa que apela à criatividade dos universitários portugueses, o concurso “DESIGN COM LATA”.

Esta ação decorre no âmbito e em parceria com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da viagem de Circum-Navegação (EMCFM) e tem por objetivo identificar e selecionar propostas com uma forte componente de inovação e criatividade para o design da emblemática lata de conservas de peixe.

O concurso, subordinado ao tema “À descoberta do Planeta Oceano”, procura uma abordagem criativa à perspetiva atual do Planeta Oceano em que vivemos, assim como a respetiva relevância para sustentabilidade de toda a vida que nele habita e o papel determinante que desempenha na aproximação entre povos e o estabelecimento de relações interculturais.

Os destinatários do concurso “DESIGN COM LATA” são todos os alunos do Ensino Superior de estabelecimentos sediados em todo o território nacional. A inscrição é totalmente livre e gratuita e as propostas devem ser submetidas até dia 9 de abril de 2021 através da ficha que está disponível no site https://geral4627.wixsite.com/website.

As propostas vão ser avaliadas por um júri composto por quatro distintos designers, Ana Lisa Luças, Luís Mendonça, Sandra Maria Teixeira e Victor Vicente, e pelo representante da EMCFM, Pedro Faleiro.

O anúncio dos vencedores tem data marcada para dia 22 de abril 2021.

O concurso “Design com Lata” atribuirá vários prémios, entre os quais uma viagem a bordo do NRP Sagres para o vencedor (prémio e data a confirmar, dada a atual situação pandémica) e uma distinção em forma de diploma. O segundo e terceiro premiados recebem uma distinção em forma de diploma, como Menção Honrosa. Este pódio tem assegurada a divulgação dos respetivos trabalhos nos meios de comunicação.

Além destes prémios, todos os trabalhos que obtenham o reconhecimento do júri serão selecionados para uma exposição itinerante pensada para várias cidades portuguesas e locais de reconhecido destaque. Todos os concorrentes têm direito a um diploma de participação.

José Maria Freitas, Presidente da ANICP, afirma que “as conservas portuguesas já se diferenciam pela qualidade, mas é necessário chamar a atenção do público mais jovem para o facto de as conservas serem inovação e até sofisticação, representando uma forma saudável e original de consumir peixe. Esperamos com este concurso “DESIGN COM LATA” que os estudantes universitários portugueses se interessem por este produto nacional que tem acompanhado várias gerações. Além disso, a lata de conservas é um excelente elemento de estudo da evolução do design português, porque os produtores de conservas sempre tiveram e continuam a ter um cuidado muito relevante na ilustração dos seus produtos.”