Assinado Protocolo com Universidade Nacional de Timor Lorosa’e

Estrutura de Missão Sep 16 2020

No contexto das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, …

No contexto das comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, foi assinado, dia 15 de setembro, um protocolo com a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL) que tem como objetivo estabelecer os princípios de colaboração, a fim de possibilitar a implementação de atividades culturais, científicas, socioeconómicas, patrimoniais, tecnológicas, artísticas e históricas.

Ao abrigo deste Protocolo estabelece-se a produção e realização dos Projetos “Roteiro da Circum-Navegação” e “Roteiro dos Tripulantes” por parte da UNTL, através do Laboratório de Cidadania de Timor Leste.

A primeira viagem de Circum-Navegação marca o início da globalização e avanços tecnológicos, uma era de criação de uma rede de relações interculturais e aumento de conhecimento do mundo. A expedição de Magalhães uniu o mundo, não só no passado como também no futuro e no nosso presente, visível em exemplos como a criação de uma Rede Mundial de Universidades e Cidades Magalhânicas. Esta rede, permite que novas dinâmicas e parcerias sejam desenvolvidas entre os países pertencentes a esta Rede, de forma a responderem positivamente a variados desafios de cooperação como, por exemplo, a paz no mundo, a sustentabilidade ambiental e a de recursos.

O projeto “Roteiro da Circum-Navegação do Mundo”, pretende reunir, numa mesma plataforma de acesso público online, os diários, as crónicas, outros testemunhos e ilustrações que permitam traçar e visualizar, tão rigorosamente quanto possível, o percurso realizado por Fernão de Magalhães na primeira Circum-Navegação do mundo.

Com a disponibilização de uma plataforma digital única, alunos e docentes timorenses poderão integrar esse espaço de intercâmbio internacional de conhecimento e desenvolver dinâmicas e projetos no âmbito da Rede das Universidades e Cidades Magalhânicas.

Este projeto também pretende ser uma referência para o desenvolvimento de outras atividades, nomeadamente a introdução do roteiro sonoro, onde serão convidadas pessoas das várias cidades magalhânicas para representar o roteiro de voz do Relato de Pigafetta, criando uma plataforma de trabalho cooperativo aberta ao contributo de todos para o seu aperfeiçoamento e que assegure a divulgação da informação, num processo contínuo de atualização desta importante viagem.

Esta missão, não só tem o objetivo de divulgar o património histórico de Timor Leste, como elevá-lo a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.