NOVAS DATAS: 28 e 29 de novembro de 2022
Fernão de Magalhães, navegador português, nascido em 1480, notabilizou-se por ter liderado a primeira viagem de circum-navegação, de 1519 até 1522, ao serviço da Coroa de Castela. A expedição espanhola Magalhães-Elcano fez parte do processo de expansão marítima que foi impulsionado pelo desejo de se descobrir rotas que levassem às Índias em busca das especiarias. Fernão de Magalhães não tinha a intenção de circunavegar a Terra, a sua intenção era navegar para o oeste para chegar ao leste (rota marítima para a Índia e chegar à ilha das Molucas). Acima de tudo, tratava-se de encontrar o caminho mais curto possível para as ilhas das especiarias, cuja localização exata era pouco conhecida na época devido ao sigilo estrito. O comércio extremamente lucrativo de especiarias com a Europa era compartilhado por mercadores indianos, persas, árabes, otomanos e venezianos por terra, e por mar por Portugal. Enquanto os portugueses continuavam a expandir-se para o leste, Castela buscava, via oeste, a rota ocidental para os tesouros da Ásia.
Magalhães aparelhou cinco navios com 234 homens de tripulação que partiram de Sanlúcar de Barrameda, em 20 de setembro de 1519.A tripulação era maioritariamente composta por espanhóis, mas havia também tripulantes com outras origens, designadamente, portugueses. A esquadra era formada pelas naus: Trinidad, San Antonio, Concepción, Santiago e Victoria, a única que concluiu a viagem de circum-navegação.
Por ocasião das comemorações do 5.º Centenário, no fecho de um ciclo em torno da viagem de Fernão de Magalhães-Elcano (1519-1522), tem-se assim por objetivo a realização do congresso internacional A viagem de Fernão de Magalhães. Diálogos Interculturais, Científicos e Intertextualidades.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Câmara Municipal de Sabrosa e a Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação promovem o Congresso Internacional, a realizar nos dias 28 e 29 de novembro de 2022, subordinado aos seguintes temas em debate:
- A imagem do Eu e do Outro nos territórios encontrados
- O exotismo espacial, histórico e climatico : a fauna, a flora e o clima
- A globalização no século XVI e contactos interlinguísticos
- Da ciência náutica à cartografia e arte de marear
- Literatura de viagens e a sua projeção nas artes (teatro, cinema, pintura, escultura, música, videojogos etc.)
- Relações de poder, Transações comerciais e eurocentrismo
Tendo em conta a atual situação de pandemia no mundo, algumas das sessões poderão ter lugar através de plataformas web, de forma a possibilitar a participação dos colegas que se encontrem fora de Portugal.
Inscrições gratuitas para o seguinte email: sabrosamagalhaes@gmail.com
Para mais informações: namarant@utad.pt; lsoares@utad.pt

COMISSÃO ORGANIZADORA
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Juan Marchena
Natália Amarante
Maria Luísa de Castro Soares
Daniela Fonseca
António Crespi
Isabel Viana
Luís Oliveira
Alina Sousa Vaz
Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação
Câmara Municipal de Sabrosa
Centro de Estudos em Letras