Centro Artístico A CASA AO LADO lidera iniciativa de homenagem a Fernão de Magalhães no Uruguai

Estrutura de Missão Oct 10 2021

Sob a orientação do Centro Artístico A CASA AO LADO, alunos e a população de Colónia …

Sob a orientação do Centro Artístico A CASA AO LADO, alunos e a população de Colónia de Sacramento e Punta Del Este (Uruguai) vão, até 23 de Outubro, prestar homenagem aos navegadores Fernão de Magalhães e Elcano, através de duas pinturas murais baseadas em elementos e palavras caracterizadas graficamente por alunos de escolas locais participantes.

Designado “Um TRAÇO por Magalhães”, o projeto desenvolvido pelo Centro Artístico A CASA AO LADO surge no âmbito das comemorações do Quinto Centenário da Primeira Volta ao Mundo, tendo como missão deixar uma “marca” da identidade portuguesa em diferentes comunidades espalhadas pelo mundo.

As intervenções artísticas a realizar em Colónia de Sacramento e Punta Del Este no Uruguai tem o apoio do Instituto Camões e da Embaixada Portuguesa em Montevideu, e como parceiros, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, os Municípios de Colónia de Sacramento e Punta Del Este, da Fundação Fontaina Minelli, da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade da República do Uruguai, assim como da Escola nº 21 de Punta Del Este e a Escola nº130 de Colónia de Sacramento.

O projeto de intervenção artística, além de ajudar a requalificar o património municipal e local, tem como objetivo criar um polo de referência turística que integre os roteiros da arte urbana de cada local.
O facto de este projeto de arte urbana envolver a participação ativa da comunidade local proporciona não apenas o acesso à experimentação artística a crianças, jovens e famílias, mas também a consciência cívica, pela promoção da cidadania e participação na comunidade.

Ainda no âmbito do projeto ‘Um TRAÇO por Magalhães’, A CASA AO LADO já realizou desde 2019 (ano de início das Comemorações do Quinto Centenário da Primeira Volta ao Mundo), intervenções semelhantes (pinturas murais) em Portugal, envolvendo as comunidades locais em Matosinhos, São Mamede Infesta, Leça da Palmeira, Cinfães, Ponte da Barca, Tabuaço, Macedo de Cavaleiros, Sabrosa, estando ainda previstas para 2021 intervenções em Torre de Moncorvo, Alijó, Armamar e Mêda.
Internacionalmente, “Um TRAÇO por Magalhães” já deixou a sua marca no Bairro Português de Malaca (Malásia), rumando agora para o Uruguai. Até 2022, ano de conclusão das Comemorações, A CASA AO LADO tem ainda previstas intervenções em locais como Paris, Madrid, Tailândia, entre outros, sempre tendo como objetivo a participação comunitária de cada local.

Vocacionado para procurar o envolvimento em projetos que, partindo de uma educação/formação artística de base, permitam assegurar o cunho artístico interventivo nas comunidades, consagrando a sua marca e primando pela autenticidade, o Centro Artístico A CASA AO LADO foi fundado em 2005, em Vila Nova de Famalicão, pelo traço dos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda, integrando desde 2018 a rede de Clubes UNESCO no campo da intervenção e criação artística.

Reveja alguns projetos da Estrutura de Missão que, através de diferentes manifestações artísticas – teatro, música e artes gráficas – tiveram como inspiração a viagem de circum-navegação.