Portugal participou no Colóquio Internacional “Passado, Presente e Futuro: 500 anos após a primeira circum-navegação”

Estrutura de Missão Nov 26 2020

No contexto da celebração dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, a Organização de …

No contexto da celebração dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), através da sua Secretaria-Geral e dos escritórios nacionais de Portugal, Brasil e Chile, em articulação com os ministérios de Educação, Ciência e Cultura e em colaboração com a Universidade de Magalhães do Chile (UMAG), junta-se às celebrações que cada um destes países contempla para os anos de 2020 e 2021.

Com base nesta iniciativa colaborativa, realizou-se o Colóquio Internacional: “Passado, Presente e futuro: 500 anos após a Primeira Circum-navegação”, que teve como objetivo refletir sobre o impacto desta viagem no desenvolvimento da humanidade e que contou com a participação de José Marques, presidente da Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.

No decorrer do evento, foi apresentado o vídeo: “Vozes dos Meninos e Meninas do Estreito de Magalhães”, realizado pelo Instituto Ibero-americano da Primeira Infância (IIPI) da OEI, através do qual se pode observar a relação que as crianças da Terra do Fogo têm com o Estreito de Magalhães.

O Colóquio contou com as palavras de boas vindas do Secretário-Geral da OEI, Mariano Jabonero; da Ministra da Cultura, das Artes e do Património do Chile, Consuelo Valdés, do Reitor da Universidade de Magalhães, Juan Oyarazo e foi iniciado por Francisco Torres, responsável da cadeira de Pedagogia em História e Ciências Sociais da UMAG, com uma exposição introdutória sobre os aspetos centrais da primeira circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Em momentos de diálogo, foram partilhadas diferentes perspetivas sobre esta temática, dentro dos pontos de vista diplomáticos, culturais, científicos e históricos. José Manuel Marques, presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, de Portugal, foi um dos convidados destacados a integrar este espaço. Também foi possível contar com a presença de Marcelo Leppe, diretor do Instituto Antártico Chileno e membro do Conselho Assessor presidencial para os 500 anos, do Chile, e Alfonso Gentil Álvarez-Ossorio, Subdiretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha.

Cristina Calleja, da Direção-Geral de Cultura da OEI, encerrou a programação do evento.  

Para ver o Colóquio Internacional “Passado, Presente e Futuro: 500 anos após a primeira circum-navegação” entre no seguinte link https://bit.ly/2JdHuEP