COM A INSPIRAÇÃO EM FERNÃO DE MAGALHÃES, GLEX SUMMIT VOLTA A JUNTAR, EM PORTUGAL, ELITE DA EXPLORAÇÃO DE TODO O MUNDO

Estrutura de Missão Apr 9 2021

No âmbito do Programa Oficial de Comemorações da Estrutura de Missão para as Comemorações do V …

No âmbito do Programa Oficial de Comemorações da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM), realiza-se em Portugal, no próximo mês de junho, a 2ª Edição da Global Exploration Summit (GLEX) promovida pela mais antiga e prestigiada associação de exploradores e cientistas, o The Explorers Club’s (Nova York) e pela Expanding Group (Portugal) – com os apoios do Turismo de Portugal e da própria EMCFM.

A GLEX é uma cimeira pioneira a nível global, reunindo num evento, à escala global, lendas vivas da exploração científica do planeta e do espaço num debate em prol do aprofundamento do conhecimento do nosso mundo e de outros mundos que nos rodeiam. Tem ainda como objetivos criar um ponto de encontro para os principais exploradores do mundo, compartilhando tecnologia de ponta e inovações que impulsionem a descoberta das próximas fronteiras do futuro da exploração, e promover iniciativas que inspirem as próximas gerações de exploradores.

A exploração a Marte será um dos destaques do GLEX Summit https://www.glexsummit.com/ que se realiza entre 6 e 10 de julho, presencialmente e com transmissão online, sendo a abertura em Lisboa e o encerramento em São Miguel, nos Açores, numa organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque.

Os oceanos serão outro tema central desta segunda edição do GLEX Summit, no âmbito da Década dos Oceanos das Nações Unidas http://www.oceansde-cade.org/, com honras de abertura do encontro e com a participação de Fabien Cousteau que apresentará o seu mais recente projeto PROTEUS http://www.fabiencousteauolc.org/proteus – uma Estação Espacial Internacional, Subaquática dedicada à pesquisa marinha de última geração.

A edição deste ano do GLEX Summit conta com a participação de cientistas e exploradores como Nina Lanza, team líder da NASA que está ao comando do Preseverence Rover na sua viagem a Marte, o astronauta Richard Garriott que é o novo presidente do Explorers Clube de Nova Iorque, e Alan Stern, astrofísico e engenheiro aeroespacial da NASA.

Além da exploração espacial e dos oceanos, o GLEX vai abordar a exploração polar, fenómenos como tsunamis e ondas gigantes, conservação de santuários naturais como os Açores, a Gorongoza e a Amazónia, sustentabilidade ambiental do planeta e alterações climáticas.

Paralelamente, será feita a primeira apresentação mundial da nova exposição da Agência Espacial Europeia Mars Beyond que trará até Lisboa a tecnologia da exploração espacial, designadamente alguns equipamentos e veículos que vão contribuir para um melhor conhecimento de Marte.
Numa parceria com os Centros de Ciência Viva e o Turismo de Portugal será organizado, entre maio e junho, o Road to GLEX, um programa para a comunidade escolar e aberto aos futuros jovens exploradores, desenhado para incentivar o espírito de descoberta e o conhecimento científico. O Road to GLEX percorrerá o país de norte a sul.

“A segunda edição do GLEX Summit, integrada nas comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, vai permitir reunir novamente em Portugal a elite e os heróis atuais das grandes conquistas da exploração do nosso planeta e para lá do nosso sistema solar”, disse Manuel Vaz, fundador da Expanding Group e co-organizador do GLEX Summit que tem o apoio principal do Turismo de Portugal.

“Estamos muito entusiasmados em receber, mais uma vez, os maiores exploradores do mundo no GLEX Summit em Portugal”, disse Richard Garriott, presidente do The Explorers Club. “Durante um ano que provou ser desafiador para tantos outros exploradores, o GLEX oferece-nos a oportunidade de nos reunirmos para discutir novas pesquisas e avanços tecnológicos que contribuíram para uma maior compreensão da vida em terra, nos nossos mares e no desconhecido”, acrescentou.

Honrando o aniversário de 500 anos do espírito do legado de Fernão de Magalhães, o GLEX reuniu na edição de 2019, realizada em Lisboa, 1200 participantes de 5 continentes e cerca de 20 nacionalidades num programa e sessões destinadas a especialistas e ao público em geral. Em 2020, por ocasião da comemoração dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, por imposição das contingências da pandemia COVID-19, realizou-se uma edição especial sob a forma de um evento digital, em live streaming para todo o mundo, com transmissões em três localizações distintas: Lisboa (Portugal), Nova Iorque (EUA) e Punta Arenas (Chile).

Primeiros nomes confirmados no GLEX 2021:

Nina Lanza

Nina Lanza
https://www.lanl.gov/museum/news/newsletter/2020/10/frontiers-in-science.php
Team líder da NASA que integra a equipa de comando do Preseverence Rover em missão científica em Marte. É a investigadora-chefe da ChemCam, um dos instrumentos a bordo da Perseverance Rover. Atualmente está focada em descobrir a origem e natureza dos minerais de manganésio em Marte e como poderão ser utilizados. Está igualmente a estudar como é que o som em Marte pode ajudar a identificar a superfície rochosa e mineral no planeta.

Richard garriott july 2008.jpg

Richard Garriot
https://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Garriott
Richard Garriot participou no voo da Soyuz 13 que acoplou em 2008 na Estação Espacial Internacional, regressando à Terra 12 dias depois na Soyuz 12. Foi, também, o primeiro astronauta a chegar ao ponto mais profundo do planeta, a Fossa das Ilhas Mariana, no Oceano Pacífico, sendo o novo presidente do Explorers Club. Richard Garriot é filho do astronauta da NASA, Owen Garriot.

Fabien Cousteau.jpg

Fabien Cousteau
https://en.wikipedia.org/wiki/Fabien_Cousteau
Aquanauta e ativista na defesa dos oceanos, produtor de filmes sub-aquáticos. Neto de Jacques Cousteau, Fabien Cousteau continua a obra do seu pai e avô da defesa da vida marinha, tendo frequentado a Norfolk Academy, na Virginia, e é graduado em economia ambiental pela Boston University.

La NASA en la Embajada (34142640202).jpg

Alan Stern
https://en.wikipedia.org/wiki/Alan_Stern
Astrofísico, engenheiro aeroespacial da NASA, principal investigador da New Horizons a Plutão e cientista-chefe da Moon Express da NASA. Em 1995 foi seleccionado como um dos finalistas para a missão da Space Shuttle e no ano seguinte chegou a ser apontado como um dos tripulantes do ‘vai-vem’ mas acabou por não viajar até ao espaço.

Professor Brian Cox OBE FRS.jpg

Brian Cox
https://en.wikipedia.org/wiki/Brian_Cox_(physicist)
Um dos mais conhecidos apresentadores de programas da BBC sobre ciência. Brian Cox é considerado como natural sucessor de David Attenborough e Patrick Moore na programação científica da BBC.