COM A INSPIRAÇÃO EM FERNÃO DE MAGALHÃES, NATA DOS EXPLORADORES MUNDIAIS REÚNE EM LISBOA E NOS AÇORES EM JULHO

Estrutura de Missão May 25 2021

Lisboa e os Açores acolhem, em julho, a nata dos exploradores mundiais, no âmbito da 2ª …

Lisboa e os Açores acolhem, em julho, a nata dos exploradores mundiais, no âmbito da 2ª Edição da Global Exploration Summit (GLEX), promovida pela mais antiga e prestigiada associação de exploradores e cientistas, o The Explorers Club’s (Nova York) e pela Expanding Group (Portugal).

Uma cimeira que juntará astronautas, oceanógrafos, cientistas e poetas que apontam para descobertas em terra, ar, mar, gelo e espaço e que, mais uma vez, integra o Programa Oficial de Comemorações da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM).

A cerimónia de apresentação decorreu, hoje, 25 de maio, em Lisboa.

A Cimeira Global da Exploração (GLEX) decorrerá de 06 a 09 de julho, em Lisboa, e no dia 10 de julho, com trabalho de campo nos Açores, e terá nomes como os ex-astronautas norte-americanos Alan Stern, Rusty Shweickart, o físico e divulgador científico britânico Brian Cox, o ilusionista norte-americano David Blaine e a poeta Amanda Gorman, conhecida por ter lido um poema na tomada de posse do Presidente norte-americano, Joe Biden.

Moçambique e o Parque Nacional da Gorongosa também estarão em destaque na edição deste ano, com a participação de Dominique Gonçalves, responsável do programa de conservação de elefantes.

Além da Terra e da Lua, Marte também estará na mira da cimeira, com a participação da cientista da agência espacial norte-americana Nina Lanza, que integra a equipa que supervisiona a missão Perseverance.

O presidente do Explorers Club, que organiza a cimeira, Richard Garriott, afirmou que durante a cimeira será anunciada uma expedição para encontrar os destroços do navio `Endurance`, do explorador britânico Ernest Shackleton, que em 1915 ficou preso no gelo, acabando por se afundar.

Além da presença física de membros do Explorers Club em Lisboa e nos Açores, a cimeira será transmitida pela Internet e divulgada pelo canal internacional Discovery.