- Evento assinala os 500 anos da passagem do Estreito de Magalhães pela expedição Magalhães – Elcano;
- Oradores da sessão: cientista-chefe da NASA, James Garvin, o especialista em energias renováveis, Bertrand Piccard, o explorador polar Cristian Donoso, a especialista em tsunamis e inundações, Beverly Goodman, o Presidente do The Explorers Club, Richard Wise, e o Ministro do Mar Ricardo Serrão Santos;
- Uma iniciativa GLEX – Global Exploration Summit com o apoio do Expanding World e do The Explorers Club com o Alto patrocínio do Ministério do Mar e do Turismo de Portugal;
No âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, no próximo dia 21 de outubro assinala-se a travessia do Estreito de Magalhães em três localizações distintas, Lisboa, Nova Iorque e Punta Arenas, no Chile.

O GLEX-Global Exploration Summit, cimeira internacional da exploração científica que realizou a sua primeira edição em Lisboa, em 2019, associa-se agora às comemorações da passagem de Fernão Magalhães pelo estreito com o seu nome e numa colaboração entre o Expanding Group e o The Explorers Club de Nova Iorque organiza, no dia 21 de outubro, no Pavilhão de Ciência Viva, em Lisboa, a partir das 16:30 horas, um evento digital em live streaming que conta com o alto patrocínio do Ministério do Mar e do Turismo de Portugal.

Nesta sessão, cuja abertura estará a cargo do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participam James Garvin, cientista-chefe do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA; Cristian Donoso, explorador polar e da Patagónia, navegador e alpinista; Beverly Goodman, geo arqueóloga marinha, especialista em oceanos e tsunamis; Bertrand Piccard, explorador, especialista em energias renováveis, fundador da Solar Impulse Foudation; e Richard Wiese, presidente do The Explorers Club.

James Garvin, diretamente dos Estados Unidos, relatará a sua expedição com a NASA aos Capelinhos, nos Açores, e falará também sobre o programa da NASA a Vénus, a missão Da Vinci.

Durante este evento, os organizadores da segunda edição do GLEX darão a conhecer a data e local de realização do summit que trará, novamente a Portugal, a elite mundial de exploradores, cientistas, investigadores e outros especialistas de várias áreas do conhecimento e pioneiros na exploração e conservação do planeta.

A curadoria desta cimeira internacional está a cargo do The Explorers Club, a mais antiga sociedade de exploração científica do mundo que se dedica à investigação de campo avançada e promove a exploração como valor essencial aos avanços do conhecimento em disciplinas tão diversas como a arqueologia, a geologia, a oceanografia, a zoologia, e a neurociência entre outras. Os seus membros incluem personalidades como o astronauta Buzz Aldrin, o realizador James Cameron, a cientista Jane Goodall, o príncipe Alberto do Mónaco, Jeff Bezos ou ainda Elon Musk, bem como instituições relevantes como a NASA, MIT, Harvard, entre outras.

O The Explorers Club é uma ONG com assento nas Nações Unidas, tendo 34 delegações espalhadas por todo o mundo. Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, tornou-se um ponto de encontro de exploradores e cientistas, um importante local de partilha de conhecimento e de validação da investigação e da descoberta. Promove ativamente a exploração científica em terra, no ar, nos oceanos e no espaço apoiando a investigação e formação nas ciências físicas, naturais e na biologia.

A 1ª edição do GLEX realizou-se em Portugal e constituiu uma oportunidade única para investigadores e cientistas portugueses estabelecerem contatos com exploradores de todo o mundo. Participaram cerca de 50 speakers estrangeiros provenientes de todas as zonas do globo.