Comemorações dos 500 anos da passagem do Estreito de Magalhães com edição especial do Global Exploration Summit

Estrutura de Missão Oct 16 2020

Evento assinala os 500 anos da passagem do Estreito de Magalhães pela expedição Magalhães – Elcano; …

  • Evento assinala os 500 anos da passagem do Estreito de Magalhães pela expedição Magalhães – Elcano;
  • Oradores da sessão: cientista-chefe da NASA, James Garvin, o especialista em energias renováveis, Bertrand Piccard, o explorador polar Cristian Donoso, a especialista em tsunamis e inundações, Beverly Goodman, o Presidente do The Explorers Club, Richard Wise, e o Ministro do Mar Ricardo Serrão Santos;
  • Uma iniciativa GLEX – Global Exploration Summit com o apoio do Expanding World e do The Explorers Club com o Alto patrocínio do Ministério do Mar e do Turismo de Portugal;

No âmbito das comemorações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, no próximo dia 21 de outubro assinala-se a travessia do Estreito de Magalhães em três localizações distintas, Lisboa, Nova Iorque e Punta Arenas, no Chile.

O GLEX-Global Exploration Summit, cimeira internacional da exploração científica que realizou a sua primeira edição em Lisboa, em 2019, associa-se agora às comemorações da passagem de Fernão Magalhães pelo estreito com o seu nome e numa colaboração entre o Expanding Group e o The Explorers Club de Nova Iorque organiza, no dia 21 de outubro, no Pavilhão de Ciência Viva, em Lisboa, a partir das 16:30 horas, um evento digital em live streaming que conta com o alto patrocínio do Ministério do Mar e do Turismo de Portugal.

Nesta sessão, cuja abertura estará a cargo do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participam James Garvin, cientista-chefe do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA; Cristian Donoso, explorador polar e da Patagónia, navegador e alpinista; Beverly Goodman, geo arqueóloga marinha, especialista em oceanos e tsunamis; Bertrand Piccard, explorador, especialista em energias renováveis, fundador da Solar Impulse Foudation; e Richard Wiese, presidente do The Explorers Club.

James Garvin, diretamente dos Estados Unidos, relatará a sua expedição com a NASA aos Capelinhos, nos Açores, e falará também sobre o programa da NASA a Vénus, a missão Da Vinci.

Durante este evento, os organizadores da segunda edição do GLEX darão a conhecer a data e local de realização do summit que trará, novamente a Portugal, a elite mundial de exploradores, cientistas, investigadores e outros especialistas de várias áreas do conhecimento e pioneiros na exploração e conservação do planeta.

Why I Left the Explorers Club

A curadoria desta cimeira internacional está a cargo do The Explorers Club, a mais antiga sociedade de exploração científica do mundo que se dedica à investigação de campo avançada e promove a exploração como valor essencial aos avanços do conhecimento em disciplinas tão diversas como a arqueologia, a geologia, a oceanografia, a zoologia, e a neurociência entre outras. Os seus membros incluem personalidades como o astronauta Buzz Aldrin, o realizador James Cameron, a cientista Jane Goodall, o príncipe Alberto do Mónaco, Jeff Bezos ou ainda Elon Musk, bem como instituições relevantes como a NASA, MIT, Harvard, entre outras.

BBC - Travel - The secret travel club that's been everywhere

O The Explorers Club é uma ONG com assento nas Nações Unidas, tendo 34 delegações espalhadas por todo o mundo. Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, tornou-se um ponto de encontro de exploradores e cientistas, um importante local de partilha de conhecimento e de validação da investigação e da descoberta. Promove ativamente a exploração científica em terra, no ar, nos oceanos e no espaço apoiando a investigação e formação nas ciências físicas, naturais e na biologia.

Turismo de Portugal congratula-se com sucesso do Global Exploration Summit  | Ambitur

A 1ª edição do GLEX realizou-se em Portugal e constituiu uma oportunidade única para investigadores e cientistas portugueses estabelecerem contatos com exploradores de todo o mundo. Participaram cerca de 50 speakers estrangeiros provenientes de todas as zonas do globo.