Desenhando a Porta do Pacífico

Estrutura de Missão Nov 26 2021

Desenhando a Porta do Pacífico reúne cerca de setenta cartas náuticas, mapas e outras representações visuais …

Desenhando a Porta do Pacífico reúne cerca de setenta cartas náuticas, mapas e outras representações visuais do Estreito de Magalhães, desenhadas no período compreendido entre 1520 e 1671. A Editora, em parceria com a Estrutura de Missão que comemora os 500 anos da viagem de circum-navegação, publica uma obra monumental, tanto pela beleza da iconografia como pelo estudo inédito agora publicado.

Esta obra bilingue é profusamente ilustrada e revela a utilidade da cartografia como peças raras, únicas e admiráveis dos séculos XVI e XVII.

O leitor encontrará uma preciosa coleção de reproduções da cartografia mais representativa a nível mundial da época Magalhânica.

Estas representações visuais, dispersas em museus e arquivos, foram estudadas pelos Autores, que focam como o Estreito de Magalhães levou a um incremento da Construção da imagem geográfica (…) para a representação de um mundo mais global, interconectado por rotas imensas através de oceanos outrora considerados intransponíveis.

Desenhando a Porta do Pacífico surge no seguimento da obra anterior destes Autores – Atravessando a Porta do Pacífico: Roteiros e relatos da travessia do Estreito de Magalhães, 1520-1620. Nas palavras de José Marques, Presidente da Estrutura de Missão V Centenário Fernão de Magalhães:

É precisamente dessa obra que emerge a vontade dos autores em revisitar o tema, agora sob uma perspetiva cartográfica, reunindo nesta nova publicação a evolução da cartografia relativa ao Estreito de Magalhães após a sua descoberta e travessia por Fernão de Magalhães.

A apresentação decorre amanhã, dia 26.11.2021, pelas 17h00, na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa