Escola Secundária de Cinfães selecionada para pintura de mural, no âmbito do projeto artístico “Um Traço por Magalhães”

Estrutura de Missão Dec 22 2020

O projeto “Um Traço por Magalhães” nasceu com a “A Casa ao Lado”, um Centro Artístico …

O projeto “Um Traço por Magalhães” nasceu com a “A Casa ao Lado”, um Centro Artístico fundado em 2005, em Vila Nova de Famalicão, pelos artistas plásticos Joana Brito e Ricardo Miranda.

Esta iniciativa surgiu no âmbito da comemoração dos 500 anos da viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães e pretende requalificar o património municipal e local. Deste modo, a Escola Secundária de Cinfães foi selecionada para conter mais uma marca magalhânica.  

“O mural ocupa uma das paredes exteriores do pavilhão de aulas e tem como base a criança, como ser em crescimento, que na sua mão tem a força e a vontade para decidir e escolher o seu futuro. A esfera, relação com a Terra e com a Circum-navegação. O traço, realizado pela criança, o trajeto efetuado por todos os que acreditaram ser possível”, salienta a autarquia de Cinfães.

Desde a fundação do centro “A Casa ao Lado”, todos os projetos foram criados com o objetivo de criar uma marca identitária, de coesão social e territorial, através da representação gráfica e artística de histórias, lendas e personalidades de relevância cultural e educacional. A sua missão passa pela dinamização social e cultural, com e para a comunidade, através de uma educação artística e inclusão social, com base na arte e nas intervenções urbanas.

Este projeto foi financiado pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio da autarquia de Cinfães.

Através do seguinte vídeo, assista ao processo de criação do mural: