20 de Setembro: A primeira Volta ao Mundo começou há 500 anos

Estrutura de Missão Sep 19 2019

A Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação assinala esta …

A Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação assinala esta sexta-feira, dia 20 de Setembro, os 500 anos da partida da frota liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

O programa de comemorações inclui um conjunto de iniciativas, cujo programa detalhado enviamos em anexo, com destaque para as atividades destinadas a jovens e crianças, “Magalhães + Mundo”, a decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, o concerto de escolas artísticas no Teatro Camões e para o Fórum “500 anos de Circum-Navegação – Uma Viagem pelo Legado de Magalhães”, agendado para o Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha, em Lisboa.

DIA 20 DE SETEMBRO

MAGALHÃES: + MUNDO AO MUNDO

Local:

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

Horário:

10:00 às 16:00

Promotor:

Ciência Viva / EMCFM

Acesso:

Entrada livre

Descrição:

Esta atividade, dirigida aos alunos dos diferentes níveis de ensino (ensino pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, secundário e superior) tem como âmbito a realização de atividades pedagógicas associadas à temática do Oceano, sua exploração, sustentabilidade e oportunidades, juntando instituições que produzem conhecimento sobre o mar.

O programa pretende mostrar aos jovens visitantes o que mudou no oceano nas últimas centenas de anos, juntando jovens e cientistas à mesa para discutirem as próximas grandes explorações e inovações marinhas – desde as alterações climáticas à biodiversidade e à alimentação sustentável.

O programa integra um alargado conjunto de atividades “hands-on” sobre os 500 anos de mudança no oceano dinamizadas por instituições de investigação e pela equipa do Pavilhão do Conhecimento.

Instituições científicas a convidar: IPMA, Instituto Dom Luiz, CCMAR, CIIMAR, CESAM, CHAM, MARE, Instituto Politécnico de Leiria, EMEPC, Instituto Superior Técnico, ITQB, entre outras.

As atividades incluirão temas diversificados como a exploração de recursos geológicos, biodiversidade marinha, biotecnologia azul, robótica aplicada à exploração, entre outras.

Atividades permanentes:

Orientação pelas estrelas

Num planetário portátil é possível explorar o céu do hemisfério sul e compreender como era feita a orientação pelas estrelas quando Fernão de Magalhães circum-navegou o globo.

Mapeamento dos fundos oceânicos

Os visitantes são convidados a conhecer a diversidade de elementos que alteram a paisagem submarina, e ainda a projetar e construir o protótipo de um fundo oceânico.

Ecossistemas de profundidade

Os visitantes exploram os ecossistemas de profundidade (fontes hidrotermais, frentes frias, montes submarinos, fossas abissais), conhecendo a fauna associada e as suas adaptações aos habitats de profundidade.

Oceano em mudança

Neste workshop são executadas experiências sobre a acidificação do oceano, a subida do nível médio do mar e as alterações das correntes marinhas, reconhecendo as constantes alterações observadas no oceano.

Navegando em 1519

Neste atelier focado na técnica DIY os visitantes relembram e constroem os seus próprios instrumentos de navegação.

Ciência Fresquinha

Na bicicleta científica Ciência Fresquinha as atividades são apresentadas na forma de uma familiar bicicleta de gelados com temas relacionados com a qualidade e disponibilidade de água e valorização do oceano.

Construção naval

Construção de pequenas embarcações com materiais simples que são testadas pelos mais novos nos lagos dos vulcões da Alameda dos Oceanos.

A Caravela

O Centro Ciência Viva de Lagos convida o público a montar a réplica de uma caravela criada no seu espaço Doing, mostrando como o movimento contemporâneo DIY (Do It Yourself) pode contribuir para a divulgação do período dos Descobrimentos.

Atividades dirigidas a públicos específicos:

10.00 – 11.00 Contador de histórias marinhas |Largo José Mariano Gago

Público alvo: Ensino pré-escolar e 1º ciclo

Junto à cabine de leitura no Largo José Mariano Gago, um contador de histórias personifica Fernão de Magalhães e dá a conhecer a história e as aventuras deste navegador. 

11.00 – 14.00 Desafio e debate: a próxima exploração | Largo José Mariano Gago

Público alvo: Ensino secundário e universitário

Descobrir uma passagem entre o Atlântico e o Pacífico era um desafio há 500 anos. Pretende-se nesta atividade que jovens de diferentes áreas formem equipas multidisciplinares com um investigador convidado. A cada equipa é apresentado um problema/desafio que a Humanidade enfrenta ou enfrentará, e para o qual devem em equipa procurar uma ou mais soluções. Os problemas/desafios poderão incluir adaptação de populações de zonas costeiras à subida do nível médio do mar, alteração de rotas e transporte marítimo, utilização de biorecursos marinhos na área da saúde, entre outras.

As conclusões dos debates serão apresentadas no Fórum a realizar à tarde no Museu da Marinha / Pavilhão das Galeotas.

Performance Artística

Performance da companhia Foco Lunar com música lírica, narrativa histórica e poesia.

LEVA PORTUGAL AO MUNDO | ESCOLA AZUL: LANÇAMENTO DO “SESIMBRA A BORDO” – NA ROTA DE MAGALHÃES À DESCOBERTA DO OCEANO

Local:

Ponta Delgada, Açores

Horário:

16:00 (a confirmar)

Promotor: Escola Azul | Ministério do Mar / Município de Sesimbra / EMCFM

Coordenação tecnológica: Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa).

Apoio: Câmara Municipal de Sesimbra + Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores

Descrição:

A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal através da criação de uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.

A Escola Azul associa-se a esta celebração com o lançamento nos Açores do “Sesimbra a Bordo na Rota de Magalhães á Descoberta do Oceano”, um pequeno barco não tripulado que faz parte do projeto “Leva Portugal ao Mundo – Escola Azul”.

No barco, movido apenas com a energia do vento e da corrente, está instalada uma unidade GPS, mantendo ligação a um sistema da agência americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), que monitoriza a sua trajetória, proporcionando a alunos de todo o mundo uma viagem virtual pelo oceano, incentivando o seu interesse pela geografia, oceanografia e ciências da terra. Este conceito, desenvolvido inicialmente nos Estados Unidos, foi trabalhado e desenvolvido em Portugal pela atual equipa de Literacia do Oceano da DGPM, com o apoio do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa). A iniciativa “Sesimbra a Bordo” conta igualmente com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. A bordo do barco seguem várias pens USB, que integram conteúdos nas áreas das ciências naturais, geografia, história, matemática, cidadania, tecnologias de informação, artes, ou língua portuguesa, dando corpo a uma “message in a bottle” do século XXI.

REUNIÃO DA COMISSÃO NACIONAL

Local:

Museu da Marinha, Lisboa

Horário:

15:00

Promotor:

Comissão Nacional / EMCFM

Descrição:

A Comissão Nacional para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação foi criada pelo Despacho n.º 11922/2018, publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 239 — 12 de dezembro de 2018 e reúne representantes do Governo da República, dos Governos Regionais, das autarquias locais, das instituições de ensino superior e da sociedade civil, de modo a favorecer o envolvimento nacional nas Comemorações. Integra as áreas de Governo diretamente envolvidas nas Comemorações, os Governos Regionais, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias, bem como os municípios portugueses que integram a Rede Mundial de Cidades Magalhânicas e as instituições de ensino superior da Rede Mundial de Universidades Magalhânicas. Do mesmo modo, estão envolvidas as fundações e as academias e sociedades científicas que assegurem a indispensável participação dos meios culturais, científicos e da sociedade civil.

Agenda da reunião:

  • Síntese das ações realizadas e ponto de situação das ações em curso;
  • Ações previstas para 2019/2020.


  •  

HASTEAR DA BANDEIRA DAS COMEMORAÇÕES

Local:

Praça do Império, Lisboa

Horário:

16:35

Promotor:

EMCFM / Marinha Portuguesa

Descrição:

Na presença dos membros da Comissão Nacional, serão hasteadas 30 bandeiras das comemorações que se manterão na Praça do Império ao longo dos três anos das comemorações.

DECLARAÇÕES À IMPRENSA (após a Comissão Nacional)

Local:

Pavilhão das Galeotas, Museu da Marinha

Horário:

16:45

Promotor:

Comissão Nacional / EMCFM

APRESENTAÇÃO DA EMISSÃO ESPECIAL FILATÉLICA

Local:

Museu da Marinha / Pavilhão das Galeotas, Lisboa

Horário:

17:00 às 17:15

Promotor:

CTT / Correos / EMCFM

Descrição:

Apresentação da emissão filatélica especial “V Centenário da Expedição Magalhães–Elcano“ (Emissão conjunta Portugal/Espanha)

FÓRUM 500 ANOS DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO. UMA VIAGEM PELO LEGADO DE MAGALHÃES

Local:

Museu da Marinha / Pavilhão das Galeotas, Lisboa

Horário:

17:15 às 19:00

Promotor:

EMCFM

Descrição:

O Fórum celebra o quinto centenário do início da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães / El Cano. Este encontro propõe-se criar um espaço de reflexão sobre o legado de Magalhães e a sua projeção atual e futura.

A moderação está a cargo de António Louçã (RTP).

Programa:

Abertura: Senhora Ministra do Mar

Painel 1 – O Legado de Magalhães – Perspetiva histórica e científica

  • Professor Francisco Contente Domingues – Universidade de Lisboa
  • Professor Juan Marchena – Universidade Pablo de Olavide de Sevilha
  • Professora Maria João Bebianno – Universidade do Algarve

Painel 2 – O legado de Magalhães e as Novas Gerações

  • Entrega de prémio ao vencedor de concurso do programa “Mais Mundo” – Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão
  • Apresentação de Manifesto Jovem pela sustentabilidade do Oceano– parceria com o Pavilhão do Conhecimento
  • Keynote por Ariel Troisi – Chairman da Comissão Oceanográfica Intergovernamental / UNESCO – A Década da Ciência Oceânica
  • Assinatura da Declaração Conjunta Ministra do Mar/COI UNESCO

Por ocasião da data simbólica do início da viagem de Circum-navegação, foi entendido pertinente e oportuno alinhar esta iniciativa com a agenda para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2021-2030). Trata-se de um alargado conjunto de iniciativas coordenadas pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), refletidas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 da Agenda 2030 “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Neste contexto, e considerando a convergências estratégica e temporal das comemorações do V Centenário da Circum-navegação ( 2019-2022) com o lançamento da Década da Ciência Oceânica, dada a convergência dos objetivos, a Ministra do Mar e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI-UNESCO), assinam uma Declaração de compromisso comum que prevê, entre outras colaborações, a integração de ações de sensibilização e promoção da Década da Ciência Oceânica nas ações a desenvolver em cada um dos 25 portos visitadas pelo Navio Escola Sagres ao longo do ano 2020. Neste sentido, integra-se, nesta ocasião, apresentação pública desta importante iniciativa.

Encerramento: Ministro dos Negócios Estrangeiros

Coffee-break

CONCERTO DA BANDA DA ARMADA

Local:

Museu da Marinha / Pavilhão das Galeotas, Lisboa

Horário:

19:15 – 20:30

Promotor:

EMCFM / Comissão Cultural de Marinha

Descrição:

Concerto da Banda da Armada com reportório dedicado a este momento e integrando cerca de 100 músicos.

Terá a participação especial da cantora Dulce Pontes que apresentará em estreia de uma composição dedicada a Fernão de Magalhães.

Previamente ao início do concerto o Diretor da Comissão Cultural de Marinha, Contra-almirante João Valente dos Santos, fará uma breve contextualização das iniciativas da Marinha no âmbito das Comemorações, realçando:

  • Apresentação do livro “A Primeira Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães (1519-1522). Estudo Náutico e Geográfico” com autoria de Avelino Teixeira da Mota. Iniciativa da Marinha Portuguesa. Apresentação: Comandante Carlos Valentim;
  • Apresentação da Exposição “Marinheiros da Esperança” com desenhos realizados por crianças de hospitais públicos de Portugal, Espanha e Itália. Iniciativa da Marinha Portuguesa – Dra. Ana Maria Príncipe – Centro Hospitalar São João;
  • Lançamento da Carta Náutica.

COCKTAIL DE ENCERRAMENTO: SABORES DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO

Local:

Museu da Marinha / Pavilhão das Galeotas, Lisboa

Horário:

20:30 às 21:30

Promotor:

EMCFM

Descrição:

Cocktail de encerramento do Fórum.

Esta ação terá a colaboração das embaixadas dos países integrados na Rede de Cidades Magalhânicas.