Exposição Fernão de Magalhães no Oceans Meeting: o primeiro homem a unir os oceanos

Estrutura de Missão Apr 18 2019

A Estrutura de Missão foi um dos parceiros associados à organização do Oceans Meeting, que decorreu …

A Estrutura de Missão foi um dos parceiros associados à organização do Oceans Meeting, que decorreu entre 16 e 17 de Abril, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Este fórum ao mais alto nível, com dirigentes e delegações governamentais, teve precisamente como mote inspirador na edição de 2019 o V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.

A peça central neste alinhamento foi uma exposição, “Fernão de Magalhães – O Primeiro Homem a Unir os Oceanos”, instalada na sala de entrada do evento, mostrando o contexto histórico da primeira viagem de circum-navegação do globo, dando igualmente destaque a problemáticas atuais no âmbito da preservação dos oceanos, pesquisa científica, desenvolvimento sustentado e governança e associada aos recursos marinhos.

A exposição divide-se em dois núcleos principais.

O primeiro núcleo centra-se na abordagem histórica da vida e obra do navegador português, incluindo um resumo biográfico e a descrição do conhecimento geográfico à época da primeira viagem de circum-navegação. O material expositivo é organizado em torno da reprodução dos mapas e cartas de marear do séc. XVI, incluindo o Planisfério português atribuído a Pero Fernandes (1543), com uma ampla representação da Terra, já resultante da viagem de Magalhães/Elcano e ainda gravuras e iluminuras significativas para o enquadramento da época dos Descobrimentos. A mostra inclui ainda um painel duplo com uma imagem atual da Terra, obtida através de fotografias de satélite, com a cronologia essencial da viagem de circum-navegação e as primeiras expedições de Magalhães ao Oriente.

O segundo núcleo da exposição centra-se nas iniciativas do Ministério do Mar associadas às celebrações dos 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação. Serão referidos vários projetos, nomeadamente “A Pesca por um Mar sem Lixo”, as ações de limpeza ao longo da costa portuguesa e no mar profundo com o envolvimento de vários organismos estatais.