FERNÃO DE MAGALHÃES: DE UM ESTREITO AO PLANETA OCEANO

Estrutura de Missão May 10 2022

O Teatro Thalia, em Lisboa, no dia 12 de maio, acolhe a estreia nacional do documentário …

O Teatro Thalia, em Lisboa, no dia 12 de maio, acolhe a estreia nacional do documentário “La gran travesía” do realizador chileno Sebastián Domínguez e a inauguração da exposição fotográfica itinerante “O Estreito de Fernão de Magalhães” do fotógrafo chileno Roberto Santandreu, uma iniciativa da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM) e da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI).

O evento evoca duas perspetivas associadas à expedição planeada e comandada por Fernão de Magalhães: uma expressão fotográfica do Estreito de Magalhães que nos deu a conhecer a real extensão do mundo e uma expressão audiovisual que nos relata a expedição do navegador português que, concluída pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, se tornaria a primeira viagem de Circum-Navegação.

No dia 12 de maio, o fotógrafo Roberto Santandreu fará um breve enquadramento da exposição fotográfica (que ficará patente no Teatro Thalia até dia 19 de maio) e, após a exibição do documentário, decorrerá um breve debate como o realizador Sebastián Domínguez e outros especialistas para analisarem os diferentes impactos da expedição que mudou o mundo.

O documentário “La gran travesía” demonstramos, através dos testemunhos de historiadores, escritores e especialistas, a emocionante aventura decorrida há 500 anos apenas comparável nos dias de hoje aos feitos e expedições espaciais. Esta história narra toda a expedição desde a partida da frota de Sevilha, em Espanha, e sua jornada ao longo da costa atlântica, o Estreito de Magalhães do começo ao fim, a saída para o colossal Oceano Pacífico, a memorável estadia nas Índias e o retorno ao velho continente. Retrata uma série de episódios, batalhas, traições e a constante ameaça de fome que assolou as tripulações dos cinco navios durante esta longa jornada de quase três anos. Gravado em Portugal, Espanha, Brasil, Argentina e Chile, dá particular ênfase à extraordinária descoberta do Estreito de Magalhães e do Oceano Pacífico para o mundo ocidental.

A exposição fotográfica “O Estreito de Fernão de Magalhães” engloba 25 fotografias registadas durante a última passagem do navio escola português NRP Sagres pelo Estreito de Magalhães cuja descoberta e sua passagem, por Fernão de Magalhães há 500 anos atrás, comprovaria a ligação entre o oceano Atlântico e o oceano que o navegador português batizaria de Pacifico e permitiria acrescentar aproximadamente 50% ao mundo até então conhecido, confirmando a condição esférica do nosso planeta e oferecendo à humanidade um até então desconhecido “Planeta Oceano”.

As imagens foram recolhidas durante a Regata de Comemoração do Bicentenário da Independência de Países da América Latina, realizada em 2010, uma etapa da última viagem de circum-navegação do mais icónico navio da Marinha Portuguesa.