Fernão de Magalhães inspira primeira grande conferência internacional que reúne em Portugal elite mundial de exploradores e cientistas

Estrutura de Missão May 21 2019

LISBOA, 15 de Maio de 2019 – Lisboa recebe nos próximos dias 3, 4 e 5 …

LISBOA, 15 de Maio de 2019 – Lisboa recebe nos próximos dias 3, 4 e 5 julho, alguns dos mais brilhantes cientistas, investigadores e exploradores do mundo durante o Global Exploration Summit (GLEx). Estão já confirmadas as presenças de Alan Stern, líder da missão New Horizons para Plutão da NASA, James Garvin, que chefiou o programa de exploração de Marte da NASA e é cientista-chefe da NASA e do Goddard Space Flight Center, Linda Elkins-Tanton, líder da Psyche Mission da NASA, e também Laurence Bergreen, historiador especialista na primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Participam ainda no GLEx especialistas em ambiente e alterações climáticas como Alexander More da Universidade de Harvard, George Kouronis, repórter em catástrofes naturais, Beverly Goodman, especialista em tsunamis e inundações, Samantha Joye, da Universidade da Georgia, e Tim Jarvis, cientista na área do ambiente e Global Ambassador da WWF.

Fabien Cousteau, neto do investigador oceânico Jacques-Yves Cousteau, Bertrand Piccard, que integra uma família de pioneiros e está a trabalhar num projeto de circum-navegação na área a energia solar, a exploradora polar Liv Arnesen e o investigador responsável pela descoberta de duas novas espécies humanas Lee Berger integram, ainda, o painel de speakers do GLEx que se realizará no auditório da Fundação Champalimaud, na Reitoria da Universidade de Lisboa e no Oceanário de Lisboa.

Exploração espacial, conservação da natureza e dos oceanos, alterações climáticas, arqueologia e tecnologia serão os grandes temas em debate no GLEx.

Numa organização do The Explorers Club de Nova Iorque e do Expanding World,com o apoio principal do Turismo de Portugal, o GLEx é uma cimeira da elite de exploradores, cientistas e investigadores, oriundos de todo o mundo, que estarão em Portugal para trocar experiências e conhecimentos, e falar do futuro do planeta ao nível da conservação ambiental, animal e da espécie humana.

O GLEx é um fórum de conhecimento ao qual o The Explorers Club dedica particular atenção, estando já prevista uma segunda edição, em 2021, igualmente em Portugal.

A curadoria desta cimeira internacional está a cargo do The Explorers Club, a mais antiga sociedade de exploração científica do mundo que se dedica à investigação de campo avançada e promove a exploração como valor essencial aos avanços do conhecimento em disciplinas tão diversas como a arqueologia, a geologia, a oceanografia, a zoologia, e a neurociência entre outras. Os seus membros incluem personalidades como o astronauta Buzz Aldrin, o realizador James Cameron, a cientista Jane Goodall, o príncipe Alberto do Mónaco, Jeff Bezos ou ainda Elon Musk, bem como instituições relevantes como a NASA, MIT, Harvard, entre outras. 

A 1ª edição do GLEx constitui uma oportunidade única para investigadores e cientistas portugueses estabelecerem contatos com investidores e exploradores de todo o mundo, sendo esta a primeira vez que o The Explorers Club organiza uma cimeira fora dos Estados Unidos.

Esta primeira edição do GLEx decorre no ano em que se comemoram os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação planetária, levada a cabo por Fernão de Magalhães, e dos 50 anos da chegada do Homem à Lua, dois feitos decisivos que abriram novos horizontes e permitiram ao Homem ir mais além na área da exploração científica e do conhecimento. O Global Exploration Summit integra assim a programação oficial da Estrutura de Missão para as comemorações dos 500 anos da circunavegação de Fernão de Magalhães e conta também com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Durante o próximo mês serão anunciados mais 30 oradores internacionais que vão marcar presença neste evento inédito em Portugal. 

Sobre o The Explorers Club:

Fundado em Nova Iorque, em 1904, o The Explorers Club tornou-se uma rede global de conhecimento e também de expertise em sectores como a indústria e tecnologia. Financia e faculta vários tipos de apoios à exploração científica em terra, no ar, nos oceanos e no espaço, divulga ciência e fomenta o interesse do público em geral. Entre os seus membros contam-se, entre outros, os mais importantes pioneiros da exploração do planeta: os primeiros conquistadores a atingir o Pólo Norte, o Pólo Sul, o pico do Evereste, o ponto mais profundo dos oceanos e a pisar a lua. Hoje a associação integra cientistas de campo e exploradores de mais de 60 países de disciplinas tão diversas como: aeronáutica, antropologia, arqueologia, astronomia, biologia, ecologia, entomologia, biologia marinha, oceanografia, paleontologia, física, planetologia, exploração polar e Zoologia.