Festival Cistermúsica evocou Fernão de Magalhães

Estrutura de Missão Aug 2 2021

Com o apoio da Estrutura de Missão das Celebrações do V Centenário da Circum-Navegação, o prestigiado …

Com o apoio da Estrutura de Missão das Celebrações do V Centenário da Circum-Navegação, o prestigiado grupo espanhol de música antiga, Accademia del Piacere, encerrou mais uma edição do Festival de Música de Alcobaça. Um concerto memorável, com lotação esgotada, que teve como palco a belíssima Sacristia do Mosteiro de Alcobaça.

O concerto, denominado “Música Mestiça – Na Espanha Barroca”, pode ser visto em:

https://www.facebook.com/festivalcistermusica/videos/3682510561974161

Sinopse

A monarquia espanhola do século XVII fechou as fronteiras culturais do país por medo das influências heréticas do Norte da Europa, forçando os seus músicos a criar música original, cheia de arcaísmos, mas também de novas soluções, e influenciada pelas danças trazidas das imensas colónias da coroa espanhola: ritmos de Nápoles, de Portugal, e, claro, dos vice-reinos americanos e, através deles, aqueles trazidos da África negra por milhares de escravos forçados a atravessar o Atlântico, encontraram o seu caminho para os palácios.

Desenvolvidas desde a primeira globalização, estas danças acabaram por dominar a própria música de Versalhes ou alcançando a caneta de grandes como Bach ou Scarlatti. Nas suas mãos, chaconas, fandangos, folias e canários colocam o pé na história.

Sobre o Cistermúsica

“DA IBÉRIA AOS NOVOS TEMPOS”

Em 2021 o Cistermúsica voltou a explorar a simbiose entre a música e a envolvente monumental única do Mosteiro de Alcobaça, para além de ter consolidado a projeção do Festival no espaço ibérico.

A componente temática da programação evocou os 500 anos da Circum-Navegação, mas também assinalou efemérides como os 100 anos de Astor Piazzolla, os 100 anos da morte de Camille Saint-Saëns, os 50 anos da morte de Stravinsky, os 500 anos da morte de Josquin Des Prez, os 100 anos do Nascimento de Ariel Ramirez e ainda os 200 anos do Nascimento de Bottesini.

A programação principal assentou em ópera, música sinfónica, coral e de câmara, bem como em recitais, ainda que seja de destacar que o Festival procurou cruzar a música clássica com outras linguagens artísticas, como a dança, para além de ter promovido concertos de outros géneros musicais, experiências performativas e outras atividades complementares.