Festival de Poesia e Ciência do Estreito de Magalhães

Estrutura de Missão Feb 2 2022

No Chile, o Festival Ácrux reuniu poetas e cientistas em leituras de poesia, palestras de ciência …

No Chile, o Festival Ácrux reuniu poetas e cientistas em leituras de poesia, palestras de ciência popular e mesas de conversação, com destaque para a participação dos portugueses Cláudia Lucas Chéu, Virgínia do Carmo, Maria do Rosário Pedreira, Ana Luísa Amaral, Cristina Norton, Fernando Pinto do Amaral, Luís Filipe Sarmento e Boaventura de Sousa Santos. Uma iniciativa que também contou com a participação da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022).

O festival recordou a primeira circum-navegação do planeta, percorrendo o seu alcance e consequências a longo prazo. Também procurou estender a reflexão das viagens do passado para as viagens do futuro, colocando
ênfase na exploração de outros cantos do sistema solar (como um paralelo com a viagem de Magalhães e Elcano) e os esforços científicos para descobrir e caracterizar os planetas que giram em torno de outras estrelas. Tratou-se, em suma, de sondar o futuro científico a partir da sua relação com a literatura.

O Ácrux, Festival de Poesia e Ciência do Estreito de Magalhães, foi um projeto organizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI) e o Instituto de Astrofísica do Milênio (MAS), com o apoio do Instituto Camões para a cooperação internacional e a promoção da língua e cultura portuguesas.