Fórum de Inovação social Magalhães Elcano em Sabrosa

Estrutura de Missão Jul 14 2021

O Laboratorio Innovación Social Magallanes-Elcano (Laboratório Inovação Social Magalhães-Elcano, Lab-ME) reúne 15 especialistas e empreendedores do …

O Laboratorio Innovación Social Magallanes-Elcano (Laboratório Inovação Social Magalhães-Elcano, Lab-ME) reúne 15 especialistas e empreendedores do sector educativo de Espanha, Portugal e da Comissão Europeia no segundo Foro de Innovación Social Magallanes Elcano que, dedicado de modo monográfico à Inovação Educativa, se realizará, amanhã, dia 14 de julho. Um encontro que terá lugar no Auditório Municipal de Sabrosa, a vila portuguesa onde nasceu Fernão de Magalhães, o explorador que em 1519 iniciou a primeira volta ao mundo e que completaria três anos depois Juan Sebastián Elcano.

Ambas personagens históricas e a sua proeza estão na base da constituição do Lab-Me, entidade organizadora deste encontro que conta com o apoio direto da Comissão Nacional de Portugal para o V Centenário de Magalhães e a Primeira Volta ao Mundo, a Consejería de Turismo, Regeneración, Justicia y Administración de la Junta de Andalucía (Ministério do Turismo, Regeneração, Justiça e Administração da Junta de Andaluzia) e a Câmara Municipal de Sabrosa. “Organizamos estes Fóruns com o objetivo de aprofundar âmbitos temáticos concretos, estabelecendo laços de conexão entre instituições, entidades, empresas, coletivos e pessoas de diversos territórios que enfrentam a criação e implementação de soluções aos desafios da sociedade atual”, explicaram os diretores do Lab-ME, José Luis Muñoz e Sol Barbado.

Concretamente, o Fórum de Inovação Educativa foi concebido para estender, dentro e fora de Espanha e Portugal, exemplos reais de sucesso na inovação educativa que já estão a ser aplicados a nível internacional graças a empreendedores de ambos países. Para propiciar sinergias entre eles e para potenciar o modelo de colaboração público-privada, indispensável perante a dimensão dos desafios educativos e formativos do presente e do futuro, tanto na idade infantil e juvenil como nas diversas etapas da vida adulta.

No Fórum participarão protagonistas espanhóis da inovação educativa, expondo os seus êxitos e as suas propostas. Como Javier Arroyo, cofundador de Smartick, cujo sistema de ensino digital de matemática é utilizado por crianças de mais de 100 países com 94% melhorando notavelmente as suas capacidades; Cristina Balbás, cofundadora e presidente de Escuelab, galardoada com o Prémio Nacional de Educação; Aitor Lizartza, responsável pelo Grau LEINN (Liderança, Empreendimento, Inovação) da Universidade de Mondragón, o único grau universitário oficial e internacional sobre empreendimento que existe em Espanha; Ignacio de Benito, diretor de projetos da Fundación Bertelsmann na Andaluzia e codiretor em Espanha da Alianza para la FP Dual (Aliança para a FP Dual); Margarita González del Hierro, responsável pela formação em Genial.ly, startup de Córdova cujos conteúdos interativos são utilizados por milhões de pessoas em todo o mundo, e galardoada com o prémio principal em 2020 dos Global Edtech Startup Awards; e Jesús Moreno, cofundador de Programamos, a associação fundada desde Sevilha cujos recursos educativos para aprender melhor e desenvolver o pensamento computacional são utilizados em 95 países.

Igualmente, participarão no Fórum representantes de notáveis iniciativas de inovação educativa fundadas desde Portugal. Entre outros, Rita Capela, diretora de Estratégia e Parceria de Speak, startup que potencia a aprendizagem de idiomas e as relações sociais para integrar imigrantes e refugiados nas comunidades locais. Speak conta com prémios como o do Social Investment World Forum. Ana Mouta, especialista em avaliação de impacto de U.Dream, a primeira empresa social júnior de Portugal, na qual estudantes universitários apoiam educativa e capacitam pessoalmente crianças com um frágil estado de saúde. Marta Herruzo, diretora de Operações em Espanha de DreamShaper, startup portuguesa criadora de uma ferramenta online de aprendizagem baseada em projeto e no ensino híbrido com a formação profissional, que já utilizam 500 escolas da Europa, Médio Oriente e Brasil. Pedro Almeida, CEO de Teach For Portugal, organização sem fins lucrativos cujo objetivo é melhorar a qualidade da educação para todas as crianças e quebrar as barreiras que dificultam a sua capacidade de aprender e prosperar. E Mónica Gandarez, diretora de desenvolvimento internacional de Ubbu, startup que permite aos alunos com entre 6 e 12 anos de idade potenciar o seu nível nas matérias STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) com conteúdo interativo que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É utilizado por professores e estudantes de mais de 25 países.

No Foro de Innovación Social Magallanes-Elcano será extremamente complementar a participação de especialistas como Andreia Inamorato dos Santos, do Joint Research Centre da Comissão Europeia, que têm a missão de contribuir a orientar como as políticas educativas na Europa devem implementar as tecnologias da informação e a comunicação para modernizar as práticas de ensino, aprendizagem e formação. Participará no Fórum, na sessão dedicada a “El impacto local y global de quienes son catapultados por la innovación educativa” (O impacto local e global de quem é catapultado pela inovação educativa).

Retransmissão em direto e tradução simultânea

Este fórum internacional de inovação educativa terá lugar na próxima quarta-feira 14 de julho, desde o Auditório Municipal de Sabrosa. Será retransmitido em direto, na íntegra, por Internet através da página web www.labmagallaneselcano.com. Terá início às 9:00, hora portuguesa (uma hora mais em Espanha, exceto Ilhas Canárias) e finalizará às 14:00, hora portuguesa (15:00 em Espanha, exceto Ilhas Canárias). Poderá ser seguido por Internet selecionando ouvi-lo em espanhol ou em português, através da tradução simultânea.

Inscrições em:

https://www.eventbrite.es/e/entradas-asistencia-presencial-foro-innovacion-educativa-161612923605