GLOBAL EXPLORATION SUMMIT TRAZ A LISBOA ELITE MUNDIAL DA EXPLORAÇÃO CIENTÍCA

Estrutura de Missão Apr 23 2019

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de Julho, Lisboa será a capital mundial da exploração …

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de Julho, Lisboa será a capital mundial da exploração científica com a realização do GLEx – Global Exploration Summit, na qual participa a elite mundial de cientistas, investigadores, especialistas de várias áreas do conhecimento e pioneiros na exploração e conservação do planeta.

Alexander More, cientista e diretor do World Ocean Forum, Bertrand Piccard, médico e o primeiro homem a realizar um voo em balão à volta do mundo sem escalas, a arqueóloga Beverly Goodman, o explorador e cineasta Fabien Cousteau, e James Garvin, cientista-chefe da NASA, são os primeiros oradores confirmados deste encontro internacional inédito, que é uma iniciativa conjunta do The Explorers Club de Nova Iorque e da Expanding World, com o apoio do Turismo de Portugal. Está prevista a presença de mais de 50 speakers estrangeiros provenientes de todas as zonas do globo.

Exploração científica, inovação, tecnologia e novas fronteiras serão alguns dos temas da agenda desta 1ª edição do GLEx, de onde sairá a Resolução de Lisboa, um documento orientador para o futuro da exploração científica e da preservação ambiental.

A curadoria desta cimeira internacional está a cargo do The Explorers Club, a mais antiga sociedade de exploração científica do mundo que se dedica à investigação de campo avançada e promove a exploração como valor essencial aos avanços do conhecimento em disciplinas tão diversas como a arqueologia, a geologia, a oceanografia, a zoologia, e a neurociência entre outras. Os seus membros incluem personalidades como o astronauta Buzz Aldrin, o realizador James Cameron, a cientista Jane Goodall, o príncipe Alberto do Mónaco, Jeff Bezos ou ainda Elon Musk, bem como instituições relevantes como a NASA, MIT, Harvard, entre outras.

O The Explores Club é uma ONG com assento nas Nações Unidas, tendo 33 delegações espalhadas por todo o mundo. Desde a sua fundação, há mais de 100 anos, tornou-se um ponto de encontro de exploradores e cientistas, um importante local de partilha de conhecimento e de validação da investigação e da descoberta. Promove ativamente a exploração científica em terra, no ar, nos oceanos e no espaço apoiando a investigação e formação nas ciências físicas, naturais e na biologia.

A 1ª edição do GLEx constitui uma oportunidade única para investigadores e cientistas portugueses estabelecerem contatos com investidores e exploradores de todo o mundo, sendo esta a primeira vez que o The Explorers Club organiza uma cimeira fora dos Estados Unidos. O programa final da conferência será apresentado a 3 de junho, e contará com speakers de reconhecimento mundial em áreas tão distintas como os oceanos, o clima, o espaço, a conservação da natureza e inovação. A realização da segunda edição da GLEx está já marcada e decorrerá, em 2021, novamente em Portugal.

A apresentação do programa do GLEx esteve a cargo de Richard Wiese, Presidente do The Explorers Club, e Ann Passer, Vice-Presidente do The Explorers Club, bem como do responsável português do GLExGLEX, Manuel Vaz. O chefe da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação, José Manuel de Carvalho Marques, esteve, igualmente, presente na apresentação da GLEX, juntamente com o Turismo de Portugal, na pessoa do seu Administrador, Dr. Filipe Silva.

O Global Exploration Summit em Lisboa visa mobilizar os grandes exploradores do planeta, unificar o mundo através da ciência, produzir resoluções internacionais de forma a inspirar as futuras gerações de exploradores, estimular o interesse das novas gerações no futuro do planeta e lançar um fundo global de apoio à exploração científica com a denominação Magellan (Magalhães).

Esta primeira edição do GLEx decorre no ano em que se comemoram os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação planetária, levada a cabo por Fernão de Magalhães, e dos 50 anos da chegada do Homem à Lua, dois feitos decisivos que abriram novos horizontes e permitiram ao homem ir mais além na área da exploração científica e do conhecimento. O Global Exploration Summit integra assim a programação oficial da Estrutura de Missão para as comemorações dos 500 anos da circunavegação de Fernão de Magalhães e conta também com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Sobre o The Explorers Club:

Fundado em Nova Iorque, em 1904, o The Explorers Club tornou-se uma rede global de conhecimento e também de expertise em sectores como a indústria e tecnologia. Financia e faculta vários tipos de apoios à exploração científica em terra, no ar, nos oceanos e no espaço, divulga ciência e fomenta o interesse do público em geral. Entre os seus membros contam-se, entre outros, os mais importantes pioneiros da exploração do planeta: os primeiros conquistadores a atingir o Pólo Norte, o Pólo Sul, o pico do Evereste, o ponto mais profundo dos oceanos e a pisar a lua. Hoje a associação integra cientistas de campo e exploradores de mais de 60 países de disciplinas tão diversas como: aeronáutica, antropologia, arqueologia, astronomia, biologia, ecologia, entomologia, biologia marinha, oceanografia, paleontologia, física, planetologia, exploração polar e Zoologia.