Governo português e Comissão Oceanográfica da UNESCO vão promover conhecimento sobre os oceanos em todo o mundo

Estrutura de Missão Sep 20 2019

Acordo de parceria foi assinado hoje, inserido nas comemorações da primeira viagem de circum-navegação de Fernão …

Acordo de parceria foi assinado hoje, inserido nas comemorações da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.

Data: 20 de setembro de 2019

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e o presidente da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (ICO) da UNESCO, Ariel Troisi, assinaram hoje, em Lisboa, um acordo de parceria em que declaram o seu compromisso comum para com os objetivos da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável. A parceria visa promover o aumento do conhecimento sobre o Oceano em todo o mundo, através de ações práticas, e surge no contexto das comemorações da primeira viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, aproveitando a coincidência feliz de as comemorações da primeira volta ao mundo ocorrerem em simultâneo com o lançamento da Década dos Oceanos.

“Considerando a convergência temporal e estratégica das iniciativas planeadas pelas comemorações portuguesas da viagem de Magalhães e o lançamento da Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, em 2021, e dada a convergência dos objetivos, esta é uma oportunidade única para fortalecer a promoção mundial da ciência dos oceanos, a literacia sobre o Oceano e os objetivos da Década dos Oceanos das Nações Unidas”, lê-se no acordo.

O navio-escola Sagres, da Marinha Portuguesa, terá um papel de grande destaque nesta parceria. O Programa Português das Comemorações da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães vai organizar uma viagem mundial de circum-navegação com o Sagres, que tem como objetivo promover a literacia sobre o Oceano, a ciência e a exploração oceânica em todos os 25 portos em que fará escala – as quais serão abertas ao público em geral. Com o acordo de parceria hoje assinado, a Comissão Oceanográfica da UNESCO associa-se a esta viagem, através de ações conjuntas a ser realizadas nas 25 escalas.

Além desta viagem pela Sagres, o Programa Português das Comemorações da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães contempla igualmente uma série de eventos em todo o mundo, ao longo da Rota de Magalhães, em colaboração com a Rede de Cidades de Magalhães e a Rede Universitária de Magalhães, composta por 19 universidades de 12 países e quatro continentes.

Conhecer os Oceanos para precaver o futuro

O acordo de parceria sublinha a importância de se conhecer mais sobre o Oceano para um futuro que se quer sustentável: “A saúde e o bem-estar humanos, um futuro sustentável e as mudanças climáticas globais são altamente dependentes de um Oceano saudável. Todos os oceanos e mares estão interconectados como um único Oceano altamente dinâmico e quaisquer ações num único local têm impactos à escala mundial. Apesar de cobrir dois terços da superfície da Terra, de fornecer metade do oxigénio que respiramos, de regular o clima, de ser uma importante fonte de recursos vivos, minerais e energéticos, de ser um importante meio de comunicação e transporte e de hospedar grande parte da biodiversidade da Terra, o conhecimento atual do sistema oceânico ainda está longe de ser o adequado. A ciência dos Oceanos e a cooperação mundial são essenciais para aumentarmos o nosso conhecimento atual sobre o Oceano, se queremos preservar a sua saúde e ecossistemas e abordar questões de mudanças climáticas, ao mesmo tempo que exploramos, de forma sustentável, os seus recursos, essenciais para o nosso futuro”.

Resultado de imagem para decade ocean onu

Em dezembro de 2017, a Assembleia Geral da ONU proclamou a Década da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável, a começar em 2021. Esta Década “representa uma oportunidade de uma vida para aumentar o nosso conhecimento do sistema oceânico como um todo e desenvolver a ciência de que precisamos para reverter o estado de degradação dos oceanos, proteger os seus ecossistemas e explorar de forma sustentável os seus recursos, para a nossa e as gerações futuras, através do envolvimento mundial de governos, academias, setor privado, ONGs e a humanidade como um todo”, reforça o acordo de parceria.

Comemorações começaram hoje

As iniciativas que assinalam os 500 anos da partida da frota liderada por Fernão de Magalhães, naquela que foi a primeira viagem à volta do mundo, começaram oficialmente esta sexta-feira. O programa da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação comportou eventos em Lisboa, nomeadamente no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, Teatro Camões, Parque das Nações e Pavilhão das Galeotas do Museu da Marinha