“III Congreso Internacional Innovación Social Magallanes-Elcano” encerra um ciclo de congressos na Argentina

Estrutura de Missão Nov 29 2022

Comodoro Rivadavia será o próximo e último destino do “III Congreso Internacional Innovación Social Magallanes-Elcano”, um …

Comodoro Rivadavia será o próximo e último destino do “III Congreso Internacional Innovación Social Magallanes-Elcano”, um evento com data marcada para os dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

O congresso constitui um espaço de exposição e debate, onde serão apresentadas soluções inovadoras para os problemas e necessidades da sociedade atual e que têm em conta aspetos como a tecnologia, a tradição, a saúde e bem-estar, o ambiente e energias limpas, a cultura e entretenimento, a educação e aprendizagem, a inclusão e empoderamento, a revitalização de territórios e o turismo com impacto local sustentável.

Laboratorio de Innovación Social Magallanes Elcano (LABME), em colaboração com a Comemoração Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM), celebra este encontro na Argentina, que sucede o de Vila Nova de Gaia, em Portugal.

PROGRAMA

8:30 h. Abertura e acreditações.
Abertura do recinto do Congresso e credenciais.

9:00 h. Começo da apresentação do Congresso / transmissão ao vivo.
Palavras de boas-vindas de Aloña Velasco, apresentadora do Congresso. Exibição do vídeo corporativo do Congresso Internacional de Inovação Social Magalhães-Elcano.

9:10 h. Inauguração.
Intervenções por parte da organização e autoridades.

Intervenções:
Juan Pablo Luque. Intendente de Comodoro Rivadavia.
Sol Barbado. Co-directora do LABME.
Joaquín Páez. Presidente da Confederação Hidrográfica de Guadalquivir.
Francisco Oliva. Reitor da Universidade Paulo de Olavide.
José Marques. Presidente da Estrutura de Missão Portuguesa para as Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-navegação.
Representante da Junta de Andaluzia.

09:40 h. – 10:30 h. Mesa redonda.
Inovação social nos novos sistemas educativos.

Moderadora:
Aloña Velasco. Jornalista da Cadena SER.

Intervenções:
Cristina Balbás. Cofundadora e presidente da Escuelab, empresa social que democratiza o acesso a uma educação científica prática e interativa, com uma metodologia de aprendizagem ativa, despertando vocações pesquisadoras e desenvolvendo ferramentas de futuro entre os escolares. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Educação e o Prémio Unicef Empreendedor. Doutorada em biomedicina molecular, desenvolveu a sua formação especializada em empreendedorismo social.

Dario Funes. Diretor do Colégio 721 «Caleta Hornos». Desde 1995, Camarones suportou uma emigração maciça dos jovens e a escola esteve a ponto de fechar-se. Convencido de que a única forma de os seus 2000 habitantes terem um futuro era proporcionar-lhes oportunidades de desenvolvimento pessoal e económico. Dario trabalhou na geração de riquezas a partir de projetos próprios. Funes desenhou um modelo educativo que capacita alunos e suas famílias na geração de iniciativas produtivas. A escola tornou-se o principal motor de desenvolvimento económico e social: no seu currículo, foi introduzido um projeto de produção de espécies marinhas liderado pelos alunos. Hoje, a escola é modelo de desenvolvimento social e a ideia é replicada em Comodoro Rivadavia, Chubut e Florianópolis (Brasil).

Eugenia Favret. Fundadora e diretora do Colégio Q Mark de San Carlos de Bariloche, pertencente à Rede de Escolas Transformadoras de Ashoka. Desde o Colégio Qmark fomentam o pensamento científico, o espírito crítico e o respeito pela diversidade biológica e cultural, impulsionando a valorização e a proteção do espaço sócio-ecológico. Além disso, promovem a criatividade no conhecimento e na resolução de problemas.

10:35 h. – 11:05 h. Café e networking.

11:05 h. – 11:55 h. Transferência de conhecimento. Desenvolvimentos turísticos inovadores, sustentáveis e acessíveis.
Representante da Assessoria de Turismo, Cultura e Desporto da Junta de Andaluzia.
Gabriela Zuñeda. Gerente executivo da Ente Comodoro Turismo.

12:00 h. – 12:40 h. Empreendedores Sociais do Século XXI.

Apresentações por entidades e empresas, de âmbitos entre si diferentes. Com intervenções individuais de 10 minutos cada um.

12:00 h. BIOO

Pablo Vidarte. Presidente da Arkyne Technologies e CEO da Bioo, empresa biotecnológica que cria eletricidade a partir da atividade dos microrganismos em pequenas plantas, ou culturas agrícolas ou gramados. Foi premiado a nível mundial graças ao enorme potencial do seu sistema de produção energética. Entre outros, o Prémio do Parlamento Europeu para a empresa jovem mais inovadora, o Prémio Internacional de Energia e Indústria, o Prémio da Google para a startup mais disruptiva a nível mundial. Hoje é considerado um dos jovens talentos espanhóis mais brilhantes. A sua intervenção no Congresso de Inovação Social prevê a apresentação de novos produtos da Bioo, Bioo-instalações.

12:10 h. LANARQ EIRL

Andrés Villouta. Coordenador de projeto na LANARQ EIRL. Lanarq é um isolante de moradias feito a partir de lã de ovelhas, impulsionando a economia circular desde a zona austral, e resgatando a identidade local, o trabalho nos territórios e gerando um melhor desenvolvimento de produtores e comunidades. Desde Lanarq trabalham soluções integrais mediante o desenho de casas pré-fabricadas com base no sistema de isolamento lanar para as construções de turismo. Corfo, o Fundo de Inovação Agrícola e o concurso “Desafio Empreendedor” do Banco do Chile e Desafio Levantemos o Chile, ajudaram a impulsionar uma iniciativa que hoje aposta em procurar soluções construtivas integrais para o desenvolvimento local.

12:20 h. Minifunkids

Maria Jesus Garrido. CEO e fundadora de Minifunkids, programa para melhorar a qualidade de vida de pessoas com diversidade funcional pelo meio da Realidade Virtual. MiniFunkids tem dois ramos principais de trabalho: Educação e Estimulação Infantil através das Novas Tecnologias, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e imersão 360º.

12:30 h. Rir&Co.

Inés Rodríguez. Fundadora e diretora da Rir&Co, oficina artesanal em Allariz (Orense) que elabora tecidos artesanais únicos e inovadores, acessórios e têxteis domésticos. Incluído no Guia Europeu dos Mestres Artesãos, promovido pela Fundação Michelangelo. A manutenção de técnicas artesanais próprias da tradição galega, e com materiais próprios da zona como a lã e o linho, associou-o a processos de investigação aplicada para se tornar um artesão 4.0 e ser capaz também de produzir tecidos com fibra óptica e ser escolhida por isso finalista de um concurso europeu de inovação no design de produto.

12:45 h. – 13:15 h. Conferência
Ativemos comunidades de agentes de mudança

Relator:
Belén Cavanagh. Coordenadora de alianças estratégicas de Ashoka Argentina, Uruguai e Paraguai. Ashoka é a maior rede internacional de empreendedores sociais inovadores. De Ashoka promove uma sociedade em que todas as pessoas se identifiquem como agentes de mudança, e possam promover inovações com senso de bem comum. Através da iniciativa Tribu24 pretendem conectar a juventude de cada província do país a uma grande rede, através da qual se promovam espaços de diálogo, se converse sobre as problemáticas locais e se apresentem soluções inovadoras. A ideia é que possam, ao mesmo tempo, aumentar suas habilidades como agentes de mudança e inspirar e gerar resoluções sociais em busca de um mundo melhor.

13:30 h. – 14:30 h. Mesa redonda.
A transformação do território desde a participação cidadã e a colaboração público-privada.

Moderador:
Antonio Rivero. Director de Grayling Andalucía y responsável de comunicação da Associação de Indústrias Químicas e Energéticas de Huelva. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Gales e pelo Centro de Estudos Empresariais e Mestrado em Direção de Marketing para as novas tecnologias na Escola de Organização Industrial.

Intervenções:
Marina Villelabeitia. Subsecretária de Planejamento Urbano, Obras Particulares e Agrimensura de Comodoro Rivadavia.

Luis Pérez. Diretor geral do Parque Científico e Tecnológico Cartuja, S. A. Licenciado em Direito. Diplomado no Programa de Alta Direção de Empresa Líderes e Especialista em Gestão da Inovação (San Telmo Business School), Especialista em Gestão e Criação de Empresas de Base Tecnológica (Escola de Organização Industrial). Pérez Díaz conta com uma ampla experiência em gestão de projetos de I+D+I, bem como em financiamento público e privado de empresas inovadoras de base tecnológica (EIBT). Desde 2010 tem exercido a gerência da Tecnoincubadora Marie Curie do PCT Cartuja, através do qual passaram mais de 150 projetos empresariais. Além disso, dispõe de uma vasta experiência de consultoria para a criação e desenvolvimento de parques científicos e tecnológicos, tanto a nível nacional como internacional.

Analía Cervini. Consultora estratégica, investigadora e diretora de design e inovação, com especial foco na gestão de projetos orientados à construção de cenários de futuro. As suas atividades compreendem responsabilidades nos setores governamental, académico e privado. Atualmente, é diretora associada da Total Tool e assessora da Direção Geral de Estratégia Produtiva da Cidade de Buenos Aires. Colabora na implementação do Plano de Desenvolvimento Econômico da Cidade 2020 – 2035, especificamente na área de Inovação, Indústrias do Conhecimento e Design.

Adolfo Borrero. Diretor de I+D+i do Laboratório de Inovação Social Magalhães-Elcano, para a criação de valor em espaços emergentes.

14:20 h. Encerramento do Congresso.

Intervém:
José Luis Muñoz. Co-director do LABME.

14:30 h. Fim da atividade no palco.

14:30 h. Cocktail e networking.

17:30 h. Fim da jornada.