IV Travessia Lisboa – Andaluzia – Ceuta – Alcoutim celebrou os 500 Anos da Primeira Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães

Estrutura de Missão Sep 19 2021

A IV Travessia Comemorativa do V centenário da primeira volta ao mundo à vela partiu de …

A IV Travessia Comemorativa do V centenário da primeira volta ao mundo à vela partiu de Lisboa, com uma frota de 20 veleiros portugueses e espanhóis, aos quais outros se foram juntando pelo caminho até Ceuta e de volta a terras Lusas, terminando com uma subida do rio Guadiana até Alcoutim e Sanlucar del Guadiana. Este ano, a comitiva integrou dois navios da Marinha Portuguesa: NRP Polar e NRP Zarco, que abrilhantaram toda a travessia, conferindo-lhe, em todos os Portos, um significado especial.

A largada de Lisboa foi organizada pela ANC – Associação Nacional de Cruzeiros, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa, Câmara Municipal Lisboa, Turismo de Lisboa, Marinha do Tejo e Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (2019-2022).

A travessia passou pelos portos portugueses de Sines, Portimão e Alcoutim bem como nos portos de Andaluzia de Huelva, Chipiona, Sevilha, Cadiz, La Linea, Ayamonte e Sanlucar del Guadiana. Tendo como porto de viragem a cidade de Ceuta cuja história, ainda hoje, liga os dois povos ibéricos.

Em todos os portos foram realizadas iniciativas diversas com as entidades locais, com destaque para as relacionadas com o projeto “Marinheiros da Esperança”. Uma iniciativa de cariz social que tem como principais apoiantes as armadas de Portugal, Espanha e Itália e que tem como objetivo colocarem a náutica ao dispor das crianças doentes em hospitais locais.

As embarcações participantes, exibiram, para além dos sinais particulares dos armadores, no vau de Estibordo: o galhardete da ANC, a bandeira da EMCFM, galhardete com as Armas de Magalhães e a bandeira da Asociacion 500 Años.