Les Mureaux recebe Mostra Pública de Intervenção Artística

Estrutura de Missão Jun 21 2022

No seguimento da intervenção artística promovida no passado mês de maio em Paris, França, a Estrutura …

No seguimento da intervenção artística promovida no passado mês de maio em Paris, França, a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019|2022 (EMCFM), promoveu em Les Mureaux, França, uma Mostra Pública de Intervenção Urbana, novamente em colaboração com A CASA AO LADO – Associação Cultural e Artística e em parceria com a Associação Luso Francesa CAP Magellan.

Com o intuito de conectar povos, culturas e diferentes visões do mundo, a iniciativa envolveu residentes de Les Mureaux, constituídos maioritariamente por luso-descentes, em ações de educação artística e inclusão social, recorrendo à arte urbana como forma de expressão artística.

Foi com base no tecido empresarial da região, fortemente associado à indústria aeroespacial, à qual Fernão de Magalhães serve de inspiração, que a EMCFM levou a Les Mureaux a intervenção artística resultante do trabalho de adaptação desenvolvido durante a Mostra Pública, vincando mais um dos legados da primeira Circum-navegação.

Recorde-se que no passado mês de maio, a Cité Internationale Universitaire de Paris, com o apoio da Maison du Portugal – André de Gouveia, acolheu a instalação de uma intervenção artística concebida e desenvolvida pela CASA AO LADO – Associação Cultural e Artística, em parceria com a Associação Luso Francesa CAP Magellan, numa iniciativa que comemora o V Centenário da primeira Circum-Navegação no programa da Temporada Cruzada Portugal – França.

Sobre O Centro Artístico A Casa ao Lado

O Centro Artístico A Casa ao Lado tem como missão a Dinamização Social e Cultural com e para a Comunidade através de uma Educação Artística, Inclusão Social através da Arte e Intervenções Urbanas.
Desde o seu início em 2005, todos os projetos, sempre realizados e idealizados em conjunto com a Comunidade têm como objetivo criar uma marca identitária, de coesão social e territorial.

Sobre a Associação Cap Magellan

A Associação Cap Magellan fundada em Paris em 1991, é a primeira e maior associação de jovens lusodescendentes, lusófonos ou lusófilos, que partilham o mesmo desejo de promover a língua portuguesa e a cultura lusófona.
Uma associação pioneira em vários projetos e ações que valorizam as vantagens de uma dupla-cultura numa sociedade em plena mutação.

Dos primeiros fóruns franco-portugueses sobre a educação, a cultura e o emprego, passando pelos concertos dos melhores músicos lusófonos nas principais salas parisienses, as campanhas de cidadania e de segurança rodoviária, os Rallyes Papers, as publicações mensais e anuais como o CAPMag e o Guía de verão, a coorganização da Gala celebrando a 1ª República de Portugal, no Hôtel de Ville em Paris, dedicada à comunidade lusófona, a associação participa ativamente na vida da comunidade franco-portuguesa e lusófona em França nas áreas da juventude, do emprego, da cultura e da cidadania.