Ministério da Educação quer criar rede de Escolas Magalhânicas

Estrutura de Missão Mar 2 2019

No âmbito do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, João Costa, Secretário de Estado …

No âmbito do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, João Costa, Secretário de Estado da Educação, anunciou a criação de uma rede mundial de Escolas Magalhânicas.

A conceção desta rede de Escolas Magalhânicas começará por ser possível através da criação de uma plataforma digital única, que pretende gerar um espaço de intercâmbio internacional entre alunos e docentes, de modo a reforçar o interesse pelos episódios e personagens da história portuguesa. Desta forma, será possível estabelecer diálogos interculturais, partilhar recursos educativos e incentivar a cooperação entre as cidades e países pertencentes a esta rede.

Resultado de imagem para secretário estado joão costa escolas magalhanicas

Ligada à criação da Rede de Escolas Magalhânicas, a formação constante de professores relacionados com o projeto é uma iniciativa indispensável. A abordagem de temáticas enquadradas no tema das comemorações realizar-se-á em oficinas de formação, em regiões de norte a sul do país, que integrarão também docentes de escolas portuguesas no estrangeiro. Estas ações de formação oferecerão as competências fundamentais que garantam a execução adequada das atividades propostas no programa.

Resultado de imagem para secretário estado joão costa escolas magalhanicas

Para além do intercâmbio, desenvolver-se-ão, com o decorrer do tempo, vários projetos onde serão cruzadas áreas como a geografia, história, gastronomia, ciências, matemática e desporto. Ligados à área cultural, vários espetáculos de música e dança serão organizados pelas escolas pertencentes à rede, o que permite aos alunos comunicar entre si facilmente uma vez que é utilizada uma linguagem intercultural universal. A partilha de informações vai permitir que os alunos de todos países tenham acesso aos vários trabalhos, projetos, aplicações e sites.