Ministro do Ambiente e da Ação Climática visita Uruguai e Argentina

Estrutura de Missão Feb 2 2020

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes visitou, entre 25 a …

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes visitou, entre 25 a 1 de fevereiro, o Uruguai e a Argentina, no âmbito da Circum-Navegação do NRP Sagres.

Foi com o intuito de comemorar os 500 anos da primeira volta ao mundo, feita por Fernão de Magalhães, que o navio-escola Sagres iniciou esta missão. No decorrer da mesma, foram realizadas diversas iniciativas no âmbito do Ministério do Ambiente e da Ação Climática que contribuíram para apresentar algumas medidas e ações relacionadas com o ambiente e o clima, a divulgação de políticas ambientais e a consciencialização da sociedade civil.

Em Montevideu, João Fernandes reuniu-se com os ministros da Indústria e da Habitação e com o vice-ministro do Meio Ambiente do Uruguai, e foi no escritório da UNESCO que fez uma apresentação da política climática portuguesa. Participou, também, na cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do país, Luis Lacalle Pou, que foi eleito em novembro.

Na Argentina, o ministro português participou no Seminário Internacional Argentina-Portugal “Experiencias en Ambiente y Gestión de Aguas” e visitou o Sistema Riachuelo, um dos mais importantes projetos de saneamento do país, que beneficiará a área metropolitana de Buenos Aires.

Numa viagem de 371 dias à volta do mundo, que terminará em janeiro de 2021, o navio-escola Sagres não só tem como objetivo seguir os passos de Fernão de Magalhães, como também perceber o resultado do impacto humano no ambiente. Desta forma, medirá a presença de microplásticos através da recolha de amostras de água em vários pontos do seu percurso e fará um mapa de acumulação para perceber a origem desses resíduos encontrados. A bordo do navio, também se encontram disponíveis instrumentos que permitem medir a radiação cósmica, a radioatividade ambiental e a ionização atmosférica.