Faleceu Juan Marchena Fernández, Coordenador da Rede Mundial de Universidades Magalhânicas

Estrutura de Missão Oct 10 2022

É com um profundo pesar que lamentamos a perda do Professor Juan Marchena Fernández, Coordenador da …

É com um profundo pesar que lamentamos a perda do Professor Juan Marchena Fernández, Coordenador da Rede Mundial de Universidades Magalhânicas .

Relembramos que, acima de tudo, foi um amigo e participante em inúmeras iniciativas da Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação e um dos responsáveis pelo processo de candidatura Portugal/Espanha ao programa da Memória do Mundo da UNESCO, intitulada “Making the World Global – The First Voyage of Circumnavigation by Fernão de Magalhães and Juan Sebastián Elcano (1519-1522)”. Recordamos que a sua última presença em Portugal aconteceu no Porto Santo, nos dias 19 e 20 de setembro do presente ano, no âmbito da Conferência Internacional “As ilhas Atlânticas na Expansão Marítima – de Porto Santo ao Planeta Oceano”.

Como Doutor em História da América Latina, dedicou parte da sua carreira profissional como Professor de história americana na Universidade Pablo de Olavide de Sevilha e diretor da área de história americana e dos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Juan Marchena, autor de mais de cem trabalhos de pesquisa publicados na Espanha, Europa, Estados Unidos e América Latina, escreveu umas das principais obras de referência da história da América Latina, – História da América Latina da UNESCO, História Andina, História da Espanha de Menéndez Pidal e História da América Latina do editorial Crítica – pertencia também a inúmeros conselhos académicos e editoriais de prestigiadas revistas internacionais de investigação, assim como se encontrava envolvido em vários projetos de investigação de excelência.

Detentor do título de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Cartagena (Colômbia), Catamarca (Argentina), La Rioja (Argentina) Nacional Del Altiplano (Puno, Peru), Nacional de Trujillo (Peru) Nacional de La Rioja (Argentina) e Universidade Nova de Lisboa, pertenceu também à Academia Real de História de Espanha, do Equador, Colômbia, México, Bolívia e da Marinha de Portugal.

Até sempre, Juan Marchena Fernández.