Os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães celebrados na Expo Dubai

Estrutura de Missão Sep 29 2021

Na Expo Dubai, é esta a peça de arte urbana do artista português Bordalo II, “Pinguins …

Na Expo Dubai, é esta a peça de arte urbana do artista português Bordalo II, “Pinguins de Magalhães”, feita com plástico dos oceanos, que celebra os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães. Um projeto viabilizado pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e que representa o compromisso de Portugal com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A cerimónia de inauguração, na Expo Dubai, contará com uma participação especial dos Pauliteiros Mirandeses de Palaçoulo e um momento musical com Luísa Amaro e Gonçalo Lopes, na guitarra portuguesa.

A celebração dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães na Expo Dubai, resulta da assinatura de um protocolo entre a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), no âmbito da presença portuguesa na exposição mundial Expo Dubai, a realizar entre 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022.

Uma cerimónia que contou com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

O compromisso foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Luís Castro Henriques, e pelo Presidente da Estrutura de Missão, José Marques. A cerimónia contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e do Comissário Geral de Portugal para a Expo Dubai, Celso Guedes de Carvalho.

O protocolo assinado destina-se a enquadrar a operacionalização de ações, no âmbito da Expo Dubai, que valorizarão o legado cultural, científico e tecnológico associado à viagem de Circum-Navegação. As iniciativas previstas são, para além da instalação de uma escultura de Street Art do artista Bordalo II, a inaugurar no Pavilhão de Portugal, no Dia das Nações Unidas na Expo Dubai; e a realização de um espetáculo que sensibilizará as novas gerações para a sustentabilidade dos oceanos.