Portugal e Espanha assinam protocolo de colaboração para Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação

Estrutura de Missão Apr 2 2019

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Vice-Presidente do Governo de Espanha, Carmen …

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e a Vice-Presidente do Governo de Espanha, Carmen Calvo, apresentaram a 1 de Abril, em cerimónias realizadas em Madrid e em Lisboa, o programa de ações conjuntas do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães e de Juan Sebastián Elcano. A apresentação decorreu às 12h00 em Madrid e às 18h00 em Lisboa.

O programa conjunto resulta da avaliação dos programas nacionais de ambos os Estados, incorporando ainda outras iniciativas. Em 2019 comemoram-se os quinhentos anos da partida da expedição que, comandada por Fernão de Magalhães e finalizada por Juan Sebastián Elcano, deu a primeira volta ao mundo, tendo terminado em 1522.

Esta expedição pode ser considerada como o primeiro ato de globalização do planeta, abrindo ligações antes desconhecidas e configurando o mundo que hoje conhecemos. A tripulação foi formada por 239 homens de pelo menos 10 nacionalidades. Esta vigem é, por isso, um exemplo histórico «de que os nossos melhores momentos têm lugar quando todos avançamos juntos, abertos e voltados para o mundo», refere a declaração.

Na sua intervenção, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal sublinhou a ideia “da Circum-Navegação como fonte de inspiração para pensar, hoje, o futuro dos oceanos e o futuro da globalização”.

Das ações conjuntas luso-espanholas destacam-se: a candidatura da Rota da Circum-Navegação a Património Mundial da Humanidade, promovida conjuntamente por Portugal e Espanha, juntamente com os demais países da Rota; as viagens de circum-navegação, pela Rota de Magalhães-Elcano, a empreender em 2020-2021 pelos Navios-Escola “Sagres” e “Juan Sebastián Elcano”; a exposição itinerante sobre a Circum-navegação, organizada conjuntamente pelos Ministérios da Cultura de Portugal e Espanha; a elaboração de um estudo conjunto sobre a “Projeção mundial do espanhol e do português”, promovido pelos Institutos Camões e Cervantes; e a organização conjunta da Conferência Internacional “Oceanos, Conhecimento e Globalização”, a realizar em Portugal e Espanha, durante o primeiro semestre de 2021.