Portugal, Espanha e a Circum-navegação. A celebração de uma cooperação que fez história

Estrutura de Missão Sep 9 2022

Para celebrar os 500 anos que marcam o fim da viagem de Circum-navegação, foi organizada uma …

Para celebrar os 500 anos que marcam o fim da viagem de Circum-navegação, foi organizada uma jornada pelas autoridades espanholas, em Sevilha, local que marcou o regresso da tripulação que concluiu a primeira volta ao mundo.

O evento realizou-se com o intuito de celebrar a cooperação bilateral entre Portugal e Espanha, uma relação que deu início a um processo de globalização, fruto de um dos acontecimentos mais importantes na história, a nível mundial. Meio século depois, continua a ser comemorado este marco histórico, assim como todas as conquistas potenciadas pelo desenvolvimento de uma relação que procura elevar as posições dos países e defender os seus interesses comuns, no contexto europeu.

Neste encontro, que marca o encerramento da celebração da primeira volta ao mundo, esteve presente João Gomes Cravinho, Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Rei espanhol, Filipe VI, assim como José Marques, presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães e concluída por Juan Sebastián Elcano.