Publicações doadas a 400 bibliotecas de todo o país 

Estrutura de Missão Aug 15 2022

Este ano, reiterando o objetivo de enriquecer o acervo de 400 bibliotecas em todo o país, foram enviados 400 …

Este ano, reiterando o objetivo de enriquecer o acervo de 400 bibliotecas em todo o país, foram enviados 400 exemplares, de cinco publicações distintas, pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães. 

Este património literário volta a estar disponível ao público, sendo uma ferramenta importante para conhecer o imenso e valioso legado do navegador português.

Título: “Lisboa, O Descobrimento do Mundo e Fernão de Magalhães”

A obra procura fazer uma descrição de como era Lisboa no tempo dos descobrimentos e de como esta “atmosfera” terá influenciado Fernão de Magalhães para a expedição que mudaria o mundo. Ilustrado com iconografia e cartografia da época, a publicação relaciona três dimensões: a global (os Descobrimentos), a local (Lisboa) e a biográfica (Fernão de Magalhães).

Autoria: José Manuel Garcia

Editor: Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a Estrutura de Missão V Centenário de Fernão de Magalhães

Título: “Um Mar de Histórias”

Livro infantil que relata um dia especial de 2 amigos inseparáveis que, desde muito cedo, adoram brincar na Praia Dona Ana, em Lagos. Sem saberem, nesse dia especial, avistariam algo estranho no mar e embarcariam numa aventura incrível a bordo de um submarino conduzido por um senhor de barbas grandes e que tinha muito para lhes ensinar. Durante a conhecem um pouco sobre a História dos grandes navegadores portuguese, incluindo Fernão de Magalhães.

Autoria: Rita Pereira (texto) e Ana Gabriela (ilustração)

Editor: Betweiem para o Município de Lagos

Título: “Desenhando a Porta do Pacífico – Mapas, Cartas e Outras Representações Visuais do Estreito de Magalhães”

Publicação reúne cerca de setenta cartas náuticas, mapas e outras representações visuais do Estreito de Magalhães, desenhadas no período compreendido entre 1520 e 1671. Esta obra bilingue é profusamente ilustrada e revela a utilidade da cartografia como peças raras, únicas e admiráveis dos séculos XVI e XVII, numa coleção de reproduções da cartografia mais representativa a nível mundial da época Magalhânica.

Autoria: Henrique Leitão e José María Moreno Madrid

Editor: By the Book para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022

Título: “Relação da primeira viagem em torno do mundo – Antonio Pigafetta”

António Pigafetta foi um dos 18 sobreviventes da célebre viagem realizada sob comando de Fernão de Magalhães entre 1519 e 1522. Após o seu regresso, o italiano dedicou se à reconstituição da viagem, numa narrativa que se tornaria o mais famoso documento histórico sobre a Circum-Navegação. Esta será, tanto quanto se sabe, a primeira tradução portuguesa feita a partir do texto editado por Andrea Canova, em 1999, e que se acredita corresponder à versão mais próxima do original de Pigafetta.

Tradução, edição e notas: Joana Lima

Editor: Imprensa Nacional Casa da Moeda para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022

Título: “O novo mundo de Magalhães”

“Jornal de Notícias História” é uma revista destinada ao grande público e consagrada à divulgação de temas ligados à história, à historiografia e ao património histórico, material ou imaterial. É um produto jornalístico, que busca as pontes entre o passado e o futuro que o presente constrói. Não obstante não ser uma publicação científica, pauta-se pelo rigor, pela diversificação dos pontos de vista e pela atenção às tendências mais recentes da produção historiográfica.

Esta edição dá-nos um novo olhar sobre a viagem de Fernão de Magalhães que nos dá uma narrativa intensa em que não faltam intrigas e espiões, mas também maravilhas de um mundo desconhecido que nunca mais foi o mesmo.