Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, de Antonio Pigafetta, apresentado a 7 de fevereiro na Academia da Marinha

Estrutura de Missão Feb 5 2022

Antonio Pigafetta, oriundo de uma família nobre de Vicenza (Itália), embarcou na frota de cinco navios …

Antonio Pigafetta, oriundo de uma família nobre de Vicenza (Itália), embarcou na frota de cinco navios liderada por Fernão de Magalhães que partiu de Sanlúcar de Barrameda à procura de uma rota para as Molucas por Ocidente. Foi um dos dezoito sobreviventes desta célebre viagem realizada entre pela nau Vitória entre 1519 e 1522. Após o seu regresso, o italiano dedicou-se à reconstituição da viagem, numa narrativa que se tornaria o mais famoso documento histórico sobre a Circum-Navegação.

Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, uma edição da Imprensa Nacional-Casa da moeda (INCM) para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM), traduz bem o deslumbramento de Pigafetta com o «mundo novo» com o qual contactou, ao descrever os povos, costumes e idiomas bem como novas espécies animais e vegetais, que o maravilharam.

Com introdução, edição, tradução e notas de Joana Lima, investigadora do Projeto RUTTER, esta será, tanto quanto se sabe, a primeira tradução portuguesa feita a partir do texto crítico estabelecido pelo historiador italiano Andrea Canova, em 1999, resultado de um cuidado trabalho filológico e de comparação de todos os testemunhos originais. Trata-se, por isso, de uma tradução feita a partir daquela que corresponde à versão mais próxima do original de Pigafetta.

Nas palavras de Henrique Leitão, que prefacia esta edição, «A Relazione é um testemunho excecional do impacto que as novidades do «mundo novo» causaram num europeu inteligente e curioso, educado na tradição cultural do velho continente (…), o relato de Pigafetta foi certamente o principal responsável pela criação de um grande herói, Fernão de Magalhães. O poder da prosa de Pigafetta pode avaliar-se pelo facto de ter conseguido com que os feitos e a fama de Magalhães sobrevivessem à evidente animosidade com que, quer castelhanos quer portugueses, tratavam a sua memória.».

A apresentação de Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo terá lugar na Academia da Marinha, em Lisboa, no próximo dia 7 de fevereiro, 18h00.

A apresentação desta obra fica a cargo de Henrique Leitão numa cerimónia que, para além da autora, Joana Lima, do Presidente da EMCFM, José Marques, do Diretor de Edições e Cultura da INCM, Duarte Azinheira, e o presidente da Academia de Marinha, Almirante Vidal Abreu, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, contará com a presença do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que encerrará a sessão.

Integrada no Programa Oficial das Comemorações, esta obra constitui um contributo importante para o enriquecimento do acervo bibliográfico associado à expedição planeada e liderada por Fernão de Magalhães a qual, concluída por Juan Sebastián Elcano, se tornaria na primeira viagem de Circum-Navegação.

Os povos desta terra não são cristãos e não adoram coisa alguma; vivem segundo os usos da natureza e vivem cento e vinte e cinco e cento e quarenta anos. Andam desnudos, tanto homens quanto mulheres. Habitam em certas casas compridas às quais chamam boii, e dormem no interior das casas em redes de algodão chamadas amache, que são atadas pelas extremidades a estacas grossas; fazem fogo no chão destas casas. Em cada um destes boii, vivem cem homens com as suas mulheres e filhos, fazendo muito barulho. Têm barcos feitos de um só tronco maciço, chamados canoè, escavado com machados de pedra (estes povos adotaram a pedra como nós adotámos o ferro, por este aí não existir); vão entre trinta e quarenta homens num destes. Vogam com pás como as de um forno, e, assim, tão negros, desnudos e rapados, quando vogam assemelham-se aos do paul do Estige.

Antonio Pigafetta, in Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo

Lançamento da Relação da Primeira Viagem em Torno do Mundo, de Antonio Pigafetta (com tradução, notas e edição de Joana Lima)

7 de fevereiro |18h00 | Academia da Marinha

Rua do Arsenal​
1149-001 Lisboa