“Toda a redondeza do mundo”, uma exposição imperdível na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

Estrutura de Missão Nov 25 2020

Na próxima sexta-feira (27 de novembro), a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra inaugura a exposição …

Na próxima sexta-feira (27 de novembro), a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra inaugura a exposição intitulada “Toda a redondeza do Mundo”. Ou seja, precisamente 500 anos depois dos navios de Fernão de Magalhães terem saído do Estreito acabado de descobrir, a sul do Chile, para iniciar a navegação do Oceano Pacífico.

A inauguração contará com apresentação do Professor João Paulo de Oliveira e Costa e com a presença do Presidente da EMCFM/Estrutura de Missão para o V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, José Marques, podendo ser seguida presencialmente ou em sessão zoom, mediante inscrição ( https://forms.gle/5GEHxQyX5RM5ox7D8 ) .

A exposição integra o programa oficial de celebrações coordenado pela EMCFM e porá à disposição do visitante mais de 30 obras impressas e manuscritas que ilustram o feito extraordinário que agora se comemora. Comemorar é lembrar em conjunto e, por isso, está legendada em português, inglês e espanhol para ficar acessível a um público mais vasto.

Entre as raridades expostas, encontra-se uma primeira edição italiana (1536) do relato presencial do “cronista” não-oficial da expedição, Antonio Pigafetta, um exemplar das Tábuas de Abraão Zacuto (1502) que acompanhavam os navegadores e uns Comentários aos Salmos (1516) onde se faz a primeira interpretação profética das viagens ao Novo Mundo em que então estavam envolvidos os Portugueses e os Castelhanos.

sala_s.pedro

A exposição ficará disponível na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra até 19 de fevereiro de 2021 e, depois disso, poderá ser vista no piso intermédio da Biblioteca Joanina, durante toda a primavera.