Um programa completo para celebrar o V Centenário da Circum-Navegação

Estrutura de Missão Oct 16 2020

Entre 20 e 23 de outubro, diferentes iniciativas vão ser organizadas, de norte a sul do …

  • Entre 20 e 23 de outubro, diferentes iniciativas vão ser organizadas, de norte a sul do país, com o objetivo de celebrar o V Centenário da Circum-Navegação

Em Portugal, compete à Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM), organizar as diferentes comemorações associadas aos 500 anos da primeira volta ao mundo, em articulação com as de mais instituições de ensino superior e instituições científicas, autarquias locais e demais entidades públicas e privadas.

Para assinalar a data em Portugal, foram organizadas pela EMCFM, em parceria com diversas entidades locais e nacionais, uma série de iniciativas que pretendem aludir, como marco da expedição, à sua importância no domínio simbólico, histórico-cultural e científico com o programa que pode ser consultado neste link: Programação comemorativa Fernão de Magalhães – 500 anos da descoberta do estreito

Com especial enfoque no dia 21 de outubro, as diferentes iniciativas irão decorrer entre os dias 20 e 23 de outubro, de norte a sul do país, mais concretamente em Lisboa, Leiria, Lagos, Sabrosa, S. Martinho de Anta e Vila Nova de Gaia.

No dia 20, através de uma emissão ao vivo, via internet, a partir do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, irá decorrer uma ação multimédia dedicada ao público Infantojuvenil que inclui, entre outros, atelieres pedagógicos e a apresentação de publicações, jogos didáticos e webisódios relacionados com a viagem comandada por Magalhães.

No dia oficial da celebração, 21 de outubro, na parte da manhã, o Ministério dos Negócios Estrangeiros organiza, por videoconferência, a partir do Palácio das Necessidades, a 3ª reunião da Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação. Ao início da tarde, decorrerá ainda uma cerimónia pública limitada, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa com a Sociedade Historia da Independência de Portugal, de colocação de uma placa comemorativa da celebração dos 500 anos da Circum-Navegação junto à estátua de Fernão de Magalhães colocada na praça do Chile, em Lisboa.

Na parte da tarde do dia 21 de outubro, no Auditório Mariano Gago do Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva, com transmissão ao vivo, via internet, a data será assinalada através de diferentes dimensões em torno da descoberta do Estreito, associando a Rede de Cidades Magalhânicas, a Global Exploration Summit com a curadoria do The Explorers Club’s e a apresentação dos projetos vencedores do Prémio de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito das Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação.

No âmbito ainda das iniciativas a decorrer dia 21 de outubro, assinala-se também a apresentação do “Céu de Magalhães”, a decorrer no Planetário de Lisboa, e o concerto da Big Band da Armada a realizar na cidade de Leiria.

No dia 22 de outubro, a celebração da descoberta do Estreito prossegue na zona sul do país, no Centro Cultural de Lagos, com uma ação promovida pelo Centro Ciência Viva daquela cidade, a apresentação das edições especiais filatélicas (CTT – Correios de Portugal) e numismáticas (Imprensa Nacional Casa da Moeda) comemorativas do V centenário da Circum-Navegação de Magalhães/Elcano, e uma conferência sobre Fernão de Magalhães e a exposição por ele liderada.

A zona norte do país encerrará esta semana dedicada à celebração dos 500 anos da descoberta do Estreito, com a inauguração oficial da exposição permanente “Os Locais e Culturas da Viagem de Fernão de Magalhães” em Sabrosa e com passagem pelo Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, para a apresentação do livro “Marinheiros da Esperança”, uma publicação ilustrada desenvolvida por crianças e jovens internados nas alas pediátricas de hospitais de Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Brasil.

O convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, irá acolher a última iniciativa desta semana com um debate entre historiadores sobre “Fernão de Magalhães e o seu legado” e um concerto de Luisa Amaro com o tema “Mar Magalhães”.

De notar que dadas as atuais circunstâncias e limitações impostas pela pandemia COVID-19, todas iniciativas decorrem segundo as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, nomeadamente com a limitação de lugares presenciais (sujeito a convite), privilegiando a transmissão via internet de todas as iniciativas públicas. Todas as emissões em direto via internet podem ser acedidas através do portal www.magalhaes500.pt 

Para mais informações, por favor consulte os links abaixo:

Programação comemorativa Fernão de Magalhães – 500 anos da descoberta do estreito

500 Anos da descoberta do Estreito de Fernão de Magalhães | 21 de outubro