Uma viagem no tempo pela “História Viva da Rota de Magalhães”

Estrutura de Missão Nov 28 2022

A Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação desafiou a …

A Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-navegação desafiou a Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro (Madeira) e assim nasceu o projeto “História Viva da Rota de Magalhães”.

A atividade, a realizar no dia 30 de novembro, reúne o trabalho cooperativo entre professores e alunos de todos os níveis de ensino, de diferentes disciplinas, clubes e projetos que, em articulação, pretende recriar a época dos descobrimentos.

Complementar à exposição de trabalhos e decoração do espaço, o projeto permitirá aos alunos viajar no tempo através de música, danças, acrobacias e dramatizações, assim como através da demonstração de atividades realizadas na época e da alimentação praticada. E como não há melhor forma de sentir o espírito da época, o lanche será constituído por alimentos típicos.

Aberta à comunidade educativa e abrangendo todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar aos formandos que frequentam os cursos EFA, todo o trabalho articulado pretende promover:

  • A compreensão da importância da expansão marítima portuguesa para o conhecimento do mundo, para a aproximação dos povos, de culturas e para a ampliação do conhecimento; 
  • A sensibilização para a jornada marítima de Fernão de Magalhães como referência na história da humanidade, tendo sido pioneira no processo da globalização; 
  • O reconhecimento e valorização da presença de Portugal no mundo; 
  • A reflexão sobre o processo da globalização, diversidade cultural, sustentabilidade ambiental, importância dos mares/oceanos, comunicação, cooperação entre países e povos, importância da ciência e da tecnologia; 
  • A aplicação e relacionamento dos conhecimentos trabalhados de forma interdisciplinar.  
  • A capacidade de utilizar e dominar instrumentos diversificados para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação, de forma crítica e autónoma, verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade; 
  • O desenvolvimento do pensamento crítico – pensar de modo abrangente e em profundidade, de forma lógica, observando,  analisando informação, experiências ou ideias, argumentando com recurso a critérios implícitos ou explícitos, com vista à tomada de posição fundamentada; 
  • A capacidade de convocar diferentes conhecimentos, de matriz científica e humanística, utilizando diferentes metodologias e ferramentas para pensarem criticamente; 
  • Saber adequar comportamentos em contextos de cooperação, partilha, colaboração e competição;
  • Desenvolver a sensibilidade estética e artística – reconhecer as especificidades e as intencionalidades das diferentes manifestações culturais; experimentar processos próprios das diferentes formas de arte; valorizar o papel das várias formas de expressão artística e do património material na vida e na cultura das comunidades;
  • Estabelecer objetivos, traçar planos e concretizar projetos, com sentido de responsabilidade e autonomia (Áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória). 

PROGRAMA

8h00 / 9h30
Aulas / Preparação dos alunos (vestuário)

9h30
Início da atividade
Mensagem de abertura / Cortejo
Acrobacias – alunos 2º ciclo
Danças – alunos 1º ciclo *música: Carola (EM/D)
Danças – alunos 2º ciclo *música: Branle Regaleira (EF)
Dramatização – “Era uma vez… O Fernão de Magalhães” – Docentes LS

10h15
Lanche / Jogos tradicionais (EF) Grupos de 40 alunos
Arco e Flecha (Desporto Escolar)
Visita às barracas de especiarias, olaria, clube CIC – As Artesãs, Clube Xadrez, Oráculo, Carroça das Frutas, Legumes e Verduras

12h30
Animação musical – Gaita de foles e grupo de Danças do Mundo in Madeira

13h00
Entrega de Prémios

19h00 / 20h30
Quiz B3 1i – EFA

20h30
Lanche partilhado – EFA