
“Era um peito só cheio de promessas” e “O telhado do mundo” foram projetos culturais apresentados no início de dezembro, em Montevideo, com o intuito de comemorar o V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães.
Pertencente aos países visitados por Fernão de Magalhães, no âmbito da circum-navegação, o Uruguai é um dos palcos para a celebração dos 500 anos desta viagem.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, estreou-se em Montevideu, no Auditório Nacional Adela Reta “Era um peito só cheio de promessas”, uma obra criada pelo coreógrafo Miguel Pereira que contou com o apoio da Embaixada de Portugal. Este espetáculo criou um momento onde foi possível refletir sobre o património e impacto histórico resultantes da viagem, através de uma dança com um cruzamento de identidades e culturas provenientes dos inúmeros países que Magalhães visitou.

O Festival de Jazz de Montevideu também permitiu recordar o legado deixado por Magalhães. Entre 3 e 6 de dezembro, o Teatro Solís deu lugar a todos os espetáculos. “O Telhado do Mundo” foi um dos projetos apresentados nesta edição. Trata-se de uma narrativa apresentada por Ondjaki, Filipe Raposo e Jorge Gonçalves, trabalhada em 3 dimensões – escrita, desenhada e tocada.

Como forma de reviver o passado, a Marinha Portuguesa decidiu embarcar numa aventura que promete recriar os momentos vividos por Fernão de Magalhães, há cinco séculos atrás. Com partida marcada para o dia 5 de janeiro de 2020, estima-se que o navio-escola Sagres chegue à cidade de Montevideo a 23 de fevereiro, onde permanecerá 4 dias. Realizar-se-ão também duas conferências sobre esta viagem, uma no Yacht Club de Punta del Este, no dia 22 de fevereiro às 19h00 e outra no Yacht Club de Montevideo, no dia 25 de fevereiro às 19h30 e encontrar-se-ão abertas ao público.
As conferências contarão com a participação:
Dra. Ana Ribeiro: Historiadora e Diretora do Instituto de História da Universidade Católica do Uruguai
Dr. José Marques: Presidente da Estrutura de Missão Portuguesa para as Comemorações do V Centenário da primeira volta ao mundo
Dr. Juan Marchena: Historiador, Catedrático e Especialista em História da América da Universidade Pablo de Olavide