Vila Nova de Gaia foi o terceiro destino do ‘III Congreso Internacional de Inovación Social Magallanes Elcano’

Estrutura de Missão Oct 13 2022

Realizou-se o terceiro de quatro eventos que compõem o III Congreso Internacional de Inovación Social Magallanes …

Realizou-se o terceiro de quatro eventos que compõem o III Congreso Internacional de Inovación Social Magallanes Elcano, uma colaboração internacional de empreendedorismo social e desenvolvimento inclusivo. Esta iniciativa, desenvolvida pelo Laboratorio de Inovación Social Magallanes-Elcano (LABME) contou, uma vez mais, com o apoio da Assessoria de Turismo, Cultura e Desporto de Andaluzia, da Estrutura de Missão Portuguesa para a Comemoração do V Centenário da Primeira Circum-navegação e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Confederação Hidrográfica do Guadalquivir.

“Obrigada pelo apoio de cada uma das instituições, por possibilitarem que este congresso continue a providenciar alianças estratégicas e a permitir o fortalecimento de uma colaboração internacional, capaz de impulsionar o empreendimento inovador e o desenvolvimento inclusivo”, declarou Sol Barbado, codiretora do LABME, no decorrer da inauguração, na qual também participaram Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, e José Marques, presidente da Estrutura de Missão para a Comemoração do V Centenário da Primeira Circum-navegação.

Realizado no Auditório Municipal de Gaia, este evento dedicado ao desenvolvimento de iniciativas públicas e privadas ligadas à inovação social e à criação de valor em espaços emergentes, acolheu um total de três mesas redondas, uma conferência e a divulgação de cinco projetos baseados na inovação social.

Na mesa redonda dedicada à discussão do impacto da colaboração público-privada nas iniciativas de inovação social, participaram Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal Inovação Social; Daniel Cucharero, fundador do Grupo Axfito e Tifloactiva; António Miguel Castro, presidente da Inovagaia e Gaiurb – Urbanismo e Habitação; e Maria Manuel Valentim, coordenadora do projeto Campo Maior Vila Solidária da Europa.

Paula Cristina Martina Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Encarnación Niño Rico, vice-presidente da Câmara Municipal de Rota; e Adolfo Borrero, diretor do I+D+i do LABME, apresentaram as suas soluções em relação ao tema “Cidades inteligentes e sustentáveis derivadas de novos modelos de regeneração urbana”, enquanto Antonio Jesús Reina, diretor do Hotel Escola Convento de Santo Domingo; Cristina Balbás; co-fundadora e presidente da Escuelab; Celmira Macedo, fundadora e CEO do EKUI; e Helena Lopes; co-fundadora e diretora da instituição Abraço Cultural, falaram sobre a inovação social nos novos paradigmas educativos.

Os moderadores responsáveis pela discussão dos vários temas foram a jornalista Lourdes Acosta e o doutor do Departamento de Organização de Empresas e Marketing da Universidade Pablo de Olavide de Sevilha, Rafael Morales.

O quarto e último encontro deste congresso realizar-se-á em Comodoro Rivadavia, Argentina, com data marcada para os dias 3 e 4 de novembro. Destaca-se ainda que os dois primeiros eventos decorreram em Sevilha e Bilbau.

Empreendedores Sociais do Século XXI

Nas apresentações a cargo das várias entidades e empresas, foram divulgados os projetos IloF (Intelligent Lab on Fiber) com Sara Rocha, Science Lead do IloF; Casa do Impacto com Gustavo Freitas, Diretor da Unidade de Investimento Social do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social e responsável pelo Fundo +PLUS; Biofy com Fernando Matías, CEO da Biofy; Academia de Líderes Ubuntu, com Tânia Neves, coordenadora de Projetos do Instituto Padre António Vieira (IPAV); e GAIA aprende+i com José António da Silva Oliveira, sub responsável da Educação e Ação Social do Município de Gaia.